uol moderninha

terça-feira, 21 de março de 2017



Na minha opinião
Ninguém curte mais
o clássico rei?
Estádio Castelão - 1972

Olha,  é com tristeza que a gente está vendo aos poucos sumir o interesse do torcedor potiguar pelo nosso maior clássico: ABC x América ou América x ABC como queiram.

Porque desse meu questionamento? pelo pequeníssimo público que compareceu ao estádio Frasqueirão no último domingo, menos de 5 mil torcedores para assistir ABC e América. Tô falando de público total,  porque o público pagante foi pouco mais de 3 mil.

Certo que o jogo não decidia nada, e valia apenas 3 pontos na tabela de classificação do segundo turno e a recuperação dos dois times.

O ABC vinha de 7 jogos sem vencer, o América de 3 derrotas consecutivas e a eliminação antecipada na Copa do Nordeste e o Mais Querido também, mesmo assim o público foi ridículo para a grandiosa tradição de ABC  e América.

Só o confronto entre os dois maiores clubes do nosso futebol e a grande rivalidade entre as duas das mais tradicionais camisas do futebol do nordeste já era o suficiente para colocar um grande público em qualquer situação técnica que os dois se encontrem no momento.

Em décadas passadas, 60; 70; 80 e 90 um jogo entre ABC e América começava movimentar as equipes esportivas e as duas torcidas 15 dias de antecedência.

Era fantástico curtir o clássico rei antes e depois de realizado. E olha que tivemos grandes clássicos rei, grandes jogos duelos entre alvinegros e alvirrubros na era castelão e Machadão.  Sem esquecer velho e querido estadinho do Tirol, Juvenal Lamartine, que foi o principio de tudo.

Dá uma saudade danada dos grandes clássicos que aconteciam entre  ABC e América nos anos 70 e 80, jogos que chegavam a ter um público superior a 45 mil torcedores.

Nos anos 90 o estádio Machadão teve sua capacidade reduzida para 30 torcedores e mesmo assim os clássicos rei levava entre 25 a 30 mil torcedores a campo.

A situação atual de nossos dois maiores clubes reflete exatamente nisso que vem acontecendo, o esvaziamento dos estádios. Os jogos entre ABC  e América mesmo decidindo alguma coisa, muito dificilmente supera os 20 torcedores, isso no Arena das Dunas e no Frasqueirão o público fica entre 12 a 14 mil torcedores.

Tão acabando com o nosso clássico rei, um dos maiores confrontos do futebol do nordeste. Triste mais é verdade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário