uol moderninha

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

CHAPECOENSE
Boletim médico
Informações médicas oficiais atualizadas:

A Associação Chapecoense de Futebol através de sua equipe médica, representada na Colômbia pelo Dr. Carlos Henrique Mendonça, comunica, por meio deste, informações relativas aos sobreviventes que se encontram hospitalizados.
O zagueiro Neto, último dos resgatados está em estado crítico, mas estabilizado, oferecendo boas perspectivas de melhora. O goleiro Follmann é o que se encontra em estado mais grave, tendo uma das pernas amputadas e a outra em análise, com possibilidade de amputação do pé. Ainda assim, seu quadro é estável, apesar de requerer mais cuidados.
O lateral Allan Ruschel foi submetido à uma cirurgia da coluna vertebral, mas está com movimentos normais em membros superiores e inferiores. Apesar das múltiplas escoriações, e do estado crítico, está estabilizado e também oferece perspectiva de melhora. O jornalista Rafael Henzel teve um trauma toráxico e uma fratura de perna.
O estado também é crítico, mas as perspectivas são otimistas. A maior preocupação, em relação a todos os sobreviventes, diz respeito ao perigo de infecção, já que os ferimentos apresentavam nível alto de contaminação.
Ainda não há previsão sobre a alta dos pacientes, mas a equipe médica da Chapecoense tranquiliza a todos, já que a estrutura e os cuidados oferecidos estão sendo os melhores possíveis.
HOMENAGEM DO SPORT RECIFE
Filho a gente cria para o mundo

Cleber Santana foi uma das pratas da casa rubro-negra

Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press


Fonte: Site Oficial

Em meio ao trágico acidente que envolveu a delegação da Chapecoense, estava Cleber Santana. Mas Cleber, antes de ser Santana, era rubro-negro. Rubro-negro da Ilha do Retiro. Em 97, ele realizava suas primeiras jogadas, ainda na base. Entre os anos de 2001 e 2003, foi a vez de brilhar no profissional.

O Sport foi acompanhando as primeiras conquistas de Cleber. Foram 138 jogos oficiais com a camisa rubro-negra. No time principal, sua estreia ocorreu no dia 21 de março de 2001 diante do Náutico. Ainda naquele ano, ele marcou o primeiro gol - dos 25 que marcou no Leão - diante do Paraná, garantindo a vitória rubro-negra por 1 a 0 no Campeonato Brasileiro da Série A, em 27 de novembro.

Ainda tratando de "primeiras vezes", em 2003, ele erguia sua primeira taça na titularidade. Em um Clássico entre Sport e Santa Cruz, Cleber marcou o gol de empate que garantia o título na Ilha do Retiro. O menino que ia treinar de bicicleta tinha ganhado Pernambuco. E, daqui, foi conquistando o Brasil.

Para as gerações de meninos das categorias de base próximas a dele, Cleber não era apenas um atleta. Era o combustível da esperança de todos que queriam ser profissionais, de transformar sonhos em realidade.

Precisamos deixar um filho sair de casa, conhecer o mundo, crescer e amadurecer. Nunca esqueceremos dos que passaram por aqui, especialmente de Cleber. Foi um prazer para o Sport poder treinar e orientar um jogador como ele. Em busca da conquista da América, ele conquistou o mundo. O garoto prodígio virou lenda.
HOMENAGEM
Um minuto de silencio no estádio Santiago Bernabéu
Uma homenagem as vítimas da tragédia da Colômbia
 
foto reprodução Twitter
Foi guardado um minuto de silencio no estádio Santiago Bernabéu em Madrid, antes do inicio da partida de volta pela Copa do Rei entre Real Madrid e a Desportiva Leonesa.  Uma homenagem postuma as vítimas do terrível acidente ocorrido próximo a Medellin na Colômbia. 

Os jogadores do Real Madrid entraram em campo com uma camisa onde se podia lê: "Todos Somos Chapecoense". Todos os jogadores entraram em campo com uma braçadeira preta sobre o braço.
CHAPECOENSE
Velório coletivo de vítimas do acidente aéreo será na Arena Condá, em Chapecó

Arena Condá se transformou no ponto de reunião de torcedores, jogadores e parentes
das vítimas que prestam homenagem à equipe que morreu no acidente

Daniel Isaia/Agência Brasil
A Prefeitura Municipal de Chapecó confirmou hoje (30) que o velório das vítimas do acidente aéreo na Colômbia será realizado na Arena Condá, estádio da Chapecoense. O dia e o horário da cerimônia ainda não estão definidos, já que depende da liberação dos corpos e do transporte ao Brasil. A chegada dos corpos no município do oeste catarinense está prevista para sexta-feira (2).

Hoje à tarde, autoridades estiveram no estádio da Chapecoense para avaliar o espaço físico e planejar o velório coletivo. A cerimônia deverá reunir dezenas de milhares de pessoas que irão se despedir das vítimas, especialmente dos integrantes da delegação do clube alviverde.

À noite, no horário em que estava prevista a partida entre Chapecoense e Atlético Nacional de Medellín, pela final da Copa Sulamericana, haverá uma intensificação da vigília no estádio. O clube espera que os torcedores ocupem as arquibancadas da Arena Condá para homenagear jogadores, dirigentes e comissão técnica que morreram após o acidente aéreo.

Uma homenagem semelhante, organizada pela torcida do time colombiano, também está prevista para acontecer no estádio onde aconteceria o jogo, em Medellín.

Vigília e homenagens

Desde a manhã de ontem, quando as primeiras informações sobre a tragédia começaram a circular, a Arena Condá se transformou no ponto de reunião de torcedores, funcionários, jogadores e parentes das vítimas. Algumas pessoas armaram barracas e passaram a noite no estádio. O acesso principal para as arquibancadas ganhou uma espécie de memorial improvisado, onde foram colocados cartazes, fotos e flores para a equipe que morreu no acidente.

A auxiliar de cozinha Eliana de Toni levou as duas filhas para acompanhar a vigília no estádio. Após prestar homenagens no memorial improvisado, ela ressaltou que toda a equipe da Chapecoense tinha uma relação muito próxima com a cidade. “Eles eram pessoas muito simples, muito humildes. A gente encontrava em padarias, mercados, barzinhos, restaurantes. Eles vinham e conversavam, tiravam fotos. Nunca deixaram esse sucesso subir à cabeça”, lembrou a torcedora.

O lateral Cláudio Winck não havia sido escalado para a partida na Colômbia e, por isso, não estava no avião. Hoje de manhã, ele caminhou no gramado do estádio e conversou com amigos e torcedores. “A gente está sempre viajando, uma vez por semana tem voo de avião. Havia a expectativa de que a equipe voltasse para casa com um bom resultado na final, e acontece uma fatalidade dessas. Agora não tem como pensar em futebol, o momento é de mobilização para ajudar os familiares das vítimas”, afirmou o atleta.

Alguns torcedores que foram até a Arena Condá procuraram um local mais isolado nas arquibancadas para realizar vigília. A auxiliar de enfermagem Gleica Cristine Klaus chegou ao estádio com uma camisa autografada por jogadores, um manto do clube catarinense e um terço para oferecer orações às vítimas. “A gente estava vivendo o melhor momento da história da Chapecoense. Agora tem esse período de luto que vai demorar pra passar; mas em consideração aos nossos eternos guerreiros, a gente não pode deixar esse sonho acabar. Precisamos nos unir e reerguer esse time”, ressaltou.

Daniel Isaia - Enviado especial 
Edição: Amanda Cieglinski
CHAPECOENSE
O MUNDO FICOU VERDE!

Dor e saudade em Chapecó e homenagens por todo Mundo ajudam a minimizar todo sofrimento.


Mais de 24 horas se passaram do terrível acidente aéreo que levou a óbito 71 pessoas entre elas  passageiros e tripulantes da aeronave.

A dor e a saudade só aumenta, para os familiares que não mais terão o convívio de seus entes queridos e toda população que tinha na equipe da Chapecoense seus maiores momentos de alegria a cada vitória da Chape pelo campeonato brasileiro e a Copa Sul-americana.

O que conforta os familiares e a população da cidade de Chapecó (oeste catarinense) com uma população de pouco mais e 200 mil habitantes, são as homenagens vindas de todas as partes do Mundo.

Todos querendo de uma forma ou outra ajudar, contribuir para tentar diminuir essa dor tão grande e que com certeza levará muito tempo, o quanto ninguém tem a menor  ideia, até que se possa conviver com tão grande perde e dor.

Chapecó vai dá a volta por cima, temos certeza disso e, a Chapecoense em bem pouco  tempo voltará a trilhar seu caminho de sucesso, conquistas e vitórias
. #FORÇA CHAPE   

terça-feira, 29 de novembro de 2016

FUTEBOL BRASILEIRO (RN)
Família confirma morte do jogador Gil, de Nova Cruz, volante da Chapecoense


A morte do volante Gil, de 29 anos, foi confirmada pela família do jogador. Gil era um dos 81 tripulantes do avião que transportava a Chapecoense para a cidade de Medellín, onde o clube disputaria a final da Copa Sul-Americana, e que caiu na madrugada desta terça-feira (29) na Colômbia. A informação foi publicada no NOVO

De acordo com informações do radialista Ademilson Amorim, da cidade de Nova Cruz, familiares do atleta estão reunidos na residência da família, no bairro Alto de Santa Luzia, em Nova Cruz. "O clima é de abatimento total. Todos choram neste momento", narrou o radialista.

Ainda segundo Ademilson Amorim, familiares contaram que Gil foi encontrado com vida, mas faleceu enquanto era transportado para um hospital. Essa informação não foi confirmada por autoridades.

Gil deixa esposa e duas filhas, uma de dois e a outra de quatro anos. O volante, natural da cidade de Santo Antônio, era irmão do ex-jogador Geraldo Madureira.
Por: Nova Cruz Oficial
Combustível de avião da Chapecoense pode ter acabado durante o voo
Da Ansa Brasil
A Aviação Civil da Colômbia considera a possibilidade de ter acabado o combustível do avião que levava o time da Chapecoense para a cidade de Medellín. De acordo com o responsável pela Agência de Aviação Civil local (Aerocivil), Alfredo Bocanera, os investigadores não excluem esta como uma das possíveis causas do acidente. As informações são da Agência Ansa.

Oficialmente, porém, as autoridades colombianas continuam falando que o acidente teria sido provocado por uma falha elétrica e que o piloto teria esvaziado os tanques como medida de segurança. A aeronave foi encontrada em uma região montanhosa de difícil acesso de Cerro Gordo, nas proximidades da cidade de La Unión, a 30 quilômetros do aeroporto. Não havia sinais de explosão e sete pessoas foram resgatadas com vida.

A tragédia deixou 76 mortos e é considerada a pior da história do futebol brasileiro e a com maior número de atletas vítimas de todo o mundo. "Felizmente, o avião não explodiu, nem se incendiou, o que permitiu que hoje algumas pessoas fossem encontradas com vida", disse o diretor da Unidade Nacional de Gestão de Risco da Colômbia, Carlos Iván Márquez.

O avião teria sumido dos radares na noite de ontem, por volta das 00h30, madrugada desta terça-feira no Brasil. A aeronave foi a mesma usada pela seleção argentina para viajar ao Brasil para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

De acordo com sites especializados, a aeronave tem 17 anos de uso, capacidade para 95 pessoas e é a única da companhia aérea Lamia, da Bolívia. O avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, fabricado pela British Aerospace. Os jogadores e dirigentes esportivos da Chapecoense, assim como os 21 jornalistas que estavam no voo, iriam para Medellín para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Era a primeira vez que a Chapecoense chegava a uma final internacional.
Morre goleiro brasileiro que sobreviveu à queda do avião
Da Agência Lusa

O goleiro da Chapecoense Marcos Danilo Padilha não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital da Colômbia, após ser resgatado de um acidente aéreo nas proximidades de Medellín.

A informação veiculada pela imprensa colombiana partiu da Cruz Vermelha e da empresa de logística que estava em contato com a equipe de futebol da Chapecoense.

Marcos Danilo era um dos seis sobreviventes do desastre de avião, que fazia um voo charter com 81 pessoas a bordo, incluindo a equipe de futebol brasileira Chapecoense, de Santa Catarina, que ia disputar a final da Taça Sul-Americana com uma equipe colombiana.

Em comunicado, o aeroporto de Medellín informou que o avião, com matrícula da Bolívia, "declarou-se em emergência" às 22h locais "por falhas técnicas", de acordo com a transmissão feita para a torre de controle.

O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde tinha feito uma escala técnica.
FUTEBOL BRASILEIRO Após tragédia, torcedores da Chapecoense fazem vigília na Arena Condá


Cerca de 700 torcedores da Chapecoense se reúnem nos arredores do estádio Arena Condá, em Chapecó (SC), após o acidente envolvendo o avião que transportava a delegação do clube para Medellín, na Colômbia. Os torcedores fazem uma vigília e acompanham a chegada dos jogadores que não viajaram para a final da Copa Sul-Americana.

Com os portões do estádio fechados, os chapecoenses se aglomeram no estacionamento do Centro de Eventos, onde entoam cânticos de apoio e realizam rodas de oração pelas vítimas.

Os jogadores que não viajaram com a delegação também chegam à Arena Condá em busca de mais informações. Todos visivelmente emocionados, chorando muito com a perda dos colegas e amigos. Parentes das vítimas permanecem na Arena Condá à espera de informações.

O clube


A tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense ocorre justamente no momento em que o clube catarinense buscava consolidação entre os grandes times de futebol do país.

O Verdão do Oeste, como é conhecido entre os torcedores, disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela terceira temporada consecutiva e já garantiu vaga antecipada para disputar a Copa Sul-Americana de 2017.

Fundado em 10 de maio de 1973, a Associação Chapecoense de Futebol passou a maior parte da história destacando-se em nível regional: até o fim dos anos 90, as principais conquistas do clube foram os títulos do Campeonato Catarinense de 1977 e 1996 e da Taça Santa Catarina de 1979.

Os primeiros anos do século 21 foram difíceis para os torcedores da Chape. O clube enfrentou uma crise a partir de 2001 e chegou a ser rebaixado para a segunda divisão do futebol catarinense. Mesmo com o título estadual de 2007, foi apenas em 2009 que o Verdão começou a se recuperar. Naquele ano, o time que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro obteve a terceira colocação — e o acesso à Série C.

A Chapecoense permaneceu na terceira divisão por três anos. Nesse período, conquistou pela quarta vez o Campeonato Catarinense em 2011 e por pouco não se classificou para a Série B nacional. A ascensão, no entanto, estava reservada para o ano seguinte: em 2012, o clube subiu para a segunda divisão — e no ano seguinte, em 2013, conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro.

Até o acidente da última madrugada, o ano de 2016 era considerado um dos melhores para a Chape. No Campeonato Brasileiro, o clube faz a melhor campanha de sua história, ocupando a 9ª posição na tabela a uma rodada do fim da competição. Em nível internacional, o clube conquistou o direito de disputar a final da Copa Sul-Americana após superar equipes de tradição em competições continentais, como os argentinos Independiente e San Lorenzo.

A decisão da Sul-Americana, no entanto, que simbolizava o auge da ascensão chapecoense, acabou manchada pela queda do avião que levava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas a Medellín — cidade colombiana onde o clube disputaria a primeira partida da final contra o Atlético Nacional.

A partida, que estava marcada para amanhã (30) à noite, foi adiada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A nova data ainda não foi divulgada.

 
Daniel Isaia* – Correspondente da Agência Brasil * Com informações de Daniel Fasolin, da rádio Super Condá
Presidente da Fifa lamenta tragédia com avião que levava time da Chapecoense

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, expressou, por meio de nota, grande tristeza e choque pela tragédia que abateu a Chapecoense, após o acidente aéreo que deixou 76 mortos em viagem que levava o time catarinense para a disputa da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

“Este é um dia muito, muito triste para o futebol”, disse Infantino. “Lamentamos muito esse acidente aéreo na Colômbia. É uma notícia chocante e trágica. Nesse momento difícil, nossos pensamentos estão com as famílias e amigos. A Fifa gostaria de estender suas condolências para os torcedores da Chapecoense, a comunidade futebolística e os veículos de comunicação brasileiros”.

Autoridades colombianas disseram hoje (29) que na delegação que estava no avião da Chapecoense, há 21 jornalistas e representantes da imprensa e nove tripulantes, além dos jogadores e dirigentes esportivos. As equipes de imprensa são das emissoras Fox e Globo, além de canais de rádio, segundo a Agência Ansa.

Oitenta e uma pessoas estavam a bordo e 76 morreram, segundo as autoridades colombianas. A equipe do Chapecoense viajava para Medellín, onde disputaria a primeira final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã (30) à noite. O segundo jogo seria em Curitiba.

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Edição: Lidia Neves
 Aeronáutica Civil da Colômbia publica lista de sobreviventes

Segundo lista divulgada pela Aeronáutica Civil, os seis sobreviventes são:
 Tripulantes:

- Ximena Suárez
- Erwin Tumiri

Jogadores:
- Alan Luciano Ruschel
- Jackson Ragnar Follmann
- Helio Hermito Zampier

Jornalista
- Rafael Valmorbida
FUTEBOL
Vice-presidente da CBF estava no voo da Chapecoense, confirma assessoria

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Delfim Peixoto, estava no voo que transportava a delegação da Chapecoense para Medelín, onde seria disputada a final da Copa Sul-Americana. As informações foram confirmadas pela assessoria pessoal de Peixoto, que representava a Região Sul na vice-presidência da confederação e também presidia a Federação Catarinense de Futebol.

O nome de Delfim Peixoto também aparece na lista de passageiros divulgada pela Aeronáutica Civil (Aerocivil) da Colômbia após o acidente. O vice-presidente era um dos convidados da Chapecoense para acompanhar sua primeira final internacional.

O voo seguia da Bolívia para a Colômbia quando caiu na região da Antióquia, nas proximidades da cidade de Medelín. De acordo com autoridades colombianas, mais de 70 pessoas morreram, entre elas jornalistas, jogadores, dirigentes e tripulantes.

A assessoria informou ainda não ter notícias oficiais sobre Delfim, mas manteve contato com o dirigente na noite de ontem, quando foi confirmado que ele embarcaria na aeronave.
Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil Edição: Lidia Neves
CBF
NOTA OFICIAL


A CBF manifesta a sua consternação com as notícias que chegam da Colômbia, dando conta de um acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.

Estamos em contato com a Conmebol, autoridades locais e representantes do clube em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro.

Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo.

#ForçaChape
FUTEBOL BRASILEIRO
LUTO



Sem palavras para manifestar minhas condolências a todas as famílias envolvidas nesse terrível acidente aéreo que vitimou a delegação da equipe da Chapecoense, equipes de jornalismo esportivo brasileiro, e tripulação de voo neste terrível acidente. 


A dor pela perda desses heróis brasileiros que partiram nessa triste manhã é muito grande, sem palavras, realmente estou sem palavras para expressar meus sentimentos de pesar. 

Que DEUS em sua infinita misericórdia receba em sua morada eterna, todos que se foram desse trágico acontecimento. É SÓ! 

domingo, 27 de novembro de 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A
PALMEIRAS
O MAIOR CAMPEÃO BRASILEIRO

PALMEIRAS nove vezes campeão
do Brasil

PALMEIRAS 
é campeão brasileiro 2016

Créditos: Ricardo Stuckert/CBF
Uma história de glórias, lutas, conquistas e muitas superações nos momentos de dificuldades que surgiram ao longo do percurso desse clube paulista. nove vezes campeão do Brasil.
 
 Sociedade Esportiva Palmeiras a primeira "Academia Palmeiras'
que ganhou quase tudo na decada de 60 com nomes imortais grandes campeões como Valdir de Moraes, Picasso, Djalma Santos, Djalma Dias, Baldocchi, Valdemar Carabina, Minuca, Ferrari, Geraldo Scotto,  Dudu, Zequinha, o grande ídolo Ademir da Guia, Julinho Botelho, Gildo, Germano, Servílio, Chinesinho, César Maluco, Tupãzinho, Vavá, Ademar Pantera,  Rinaldo e Romeiro.



A segunda 'Academia Palmeiras'
disparadamente o melhor time do futebol brasileiro dos anos 70 bicampeão brasileiro  nos anos 72 e 73 com uma galeria craques, dos maiores nomes do futebol brasileiro de todos os tempos como Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu, Ademir da Guia,  Leivinha, Ronaldo, Edu Bala, César Maluco e Nei.




O super time do Palmeiras  bicampeão brasileiro de 93 e 94
com uma constelação e craques tais como  Sérgio, Velloso, Mazinho, Antonio Carlos, Cléber, Tonhão, Roberto Carlos, César Sampaio, Daniel Frasson, Flávio Conceição, Edílson, Rivaldo, Zinho, Edmundo e Evair. 



Nos dias de hoje o Palmeiras da Arena Alianz Parque, do técnico Cuca, Oo Palmeiras não com um time tão forte como de outras décadas, mas um Palmeiras com uma nova característica, um time valente competitivo  e ambicioso em voltar a ser outra vez o maior clube de futebol do Brasil.

Veja o time campeão brasileiro de 2016:
Jailson (Fernando Prass); Fabiano (Gabriel), Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Tche Tche (Thiago Santos), Moisés, Dudu e Roger Guedes; Gabriel Jesus. Técnico: Cuca 


CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A
Penúltima rodada

Um empate e o Palmeiras será campeão do Brasil

O Verdão paulista pode comemorar está tarde  título de campeão que não acontece há 22 anos

Tá começando neste instante os jogos da tarde desse domingo válidos pela 37ª rodada da série A, a penúltima rodada do campeonato brasileiro. Esta tarde o campeonato pode ser definido se o Verdão empatar ou vencer a Chapecoense na Arena Alianz Parque.

No Estádio Maracanã acontece um dos maiores clássicos do futebol brasileiro entre Flamengo e Santos que vão decidir o vice-campeonato. O FLA aparece na terceira posição com 67 pontos e Santos está com 68 pontos.

No Estádio Beira Rio outro grande clássico do nosso futebol, Internacional  x  Cruzeiro, que pode decidir o rebaixamento de um dos gigantes do futebol pentacampeão mundial, o Internacional. O Inter está na 17ª colocação com 40 pontos, dois a menos que o Vitória que está na 16ª posição.

CONFIRA OS OUTROS JOGOS DA RODADA:
Atlético/MG   x   São Paulo
Figueirense    x   Fluminense
Santa Cruz   x   Grêmio

FORMULA 1
GP de Abu Dhabi 

Tarde de campeão
Fórmula 1 tem novo campeão,
o alemão Nico Roseberg


Chegou a hora e a vez dele, Nico Rosberg, piloto alemão da equipe Mercedes aos 31 anos, conquista merecidamente seu primeiro título de campeão mundial neste domingo no Grande Prêmio de  Abu Dhabi. Rosberg fez uma corrida tecnicamente perfeita chegando na segunda posição, suficiente para assegurar seu primeiro título mundial.  O seu companheiro de equipe, piloto inglês Lewis Hamilton, chegou na primeira posição e mesmo assim não conseguiu tirar o campeonato mundial de Rosberg.
 Para ser consagrado campeão mundial, Kiko Rosberg, filho do também campeão Keke Rosberg, precisava chegar em qualquer posição no pódio.  

Classificação do GP de Abu Dhabi 
1º Lewis Hamilton
2º Nico Rosberg

3º Sebatian Vettel

O piloto brasileiro Felipe Massa, fez sua despedida oficialmente das pistas de Fómula 1 de todo o Mundo chegando na 9ª posição.

 CLASSIFICAÇÃO DOS PILOTOS DE FÓRMULA 1
01º NICO ROSBERG           (MERCEDES)                       385
02º LEWIS HAMILTON       (MERCEDES)                              380
03º DANIEL RICCIARDO    (RED BULL)                                256
04º SEBASTIAN VETTEL    (FERRARI)                                   210
05º MAX VERSTAPPEN       (RED BULL)                                204
06º KIMI RÄIKKÖNEN         (FERRARI)                                  186
07º SERGIO PÉREZ               (FORCE INDIA MERCEDES)  101
08º VALTTERI BOTTAS        (WILLIAMS MERCEDES)        85
09º NICO HÜLKENBERG     (FORCE INDIA MERCEDES)  72
10º FERNANDO ALONSO   (McLAREN HONDA)                  54
11º FELIPE MASSA             (WILLIAMS MERCEDES)            53
12º CARLOS SAINZ JR        (TORO ROSSO FERRARI)          46
13º ROMAIN GROSJEAN    (HAAS FERRARI)                        29
14º  DANIIL KVYAT              (TORO ROSSO FERRARI)         25
15º JENSON BUTTON          (McLAREN HONDA)                  21
16º  KEVIN MAGNUSSEN    (RENAULT)                                   7
17º  FELIPE NASR                (SAUBER FERRARI)                     2


CLASSIFICAÇÃO DOS CONSTRUTORES DE FÓRMULA 1
                                                    
01º MERCEDES                                765
02º RED BULL TAG HEUER             468
03º FERRAR                                          398
04º FORCE INDIA MERCEDES         173
05º WILLIAMS MERCEDES              138
06º McLAREN HONDA                        76
07º TORO ROSSO FERRARI                63
08º HAAS FERRARI                              29
09º RENAULT                                          8
10º SAUBER FERRARI                           2
11º MANOR MERCEDES                        1



BOM DIA!!!   BOM DIA SEMPRE!

Mensagem

Parte de
'O DISCURSO FINAL DE “O GRANDE DITADOR”'
de Charles Chaplin


"No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou um grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo,  tendes  o  poder  -  o  poder  de  criar  máquinas.  O  poder  de  criar  felicidade!  Vós,  o  povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto -  em  nome  da  democracia  -  usemos  desse  poder,  unamo-nos  todos  nós.  Lutemos  por  um mundo  novo...  um  mundo  bom  que  a  todos  assegure  o  ensejo  de  trabalho,  que  dê  futuro  à mocidade e segurança à velhice."


"É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao  ódio  e  à  prepotência.  Lutemos  por  um  mundo  de  razão,  um  mundo  em  que  a  ciência  e  o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos." 


Reflexão

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar." Charles Chaplin 


Uma frase
O amor é uma fonte inesgotável de reflexão, profunda como a eternidade, alta como o céu, vasta como o universo.
Alfred de Vigny 


Uma música Imagine  -  John Lennon

 Uma imagem rara

Foto Ronaldo Valério


sábado, 26 de novembro de 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
38ª RODADA
FOI SUFOCO!
Mas Vasco e Bahia voltaram
MILAGRE OU ZEBRA!
Oeste vence Timbu e Joinville cai para série 'C'.

Acabou o campeonato brasileiro série B  2016, na tarde deste sábado,  com a realização 7 jogos válidos pela última rodada dessa temporada ou seja 38ª rodada. 

Os resultados acontecidos nessa rodada, veio confirmar as expectativas de todos sobre os possíveis ganhadores dos acessos à elite do futebol brasileiro, como Vasco e Bahia e se juntaram a Avaí (vice-campeão) e Atlético goianiense (o grande campeão da série B).

O Vasco para carimbar seu passaporte para a primeira divisão, precisava vencer o Ceará, apenas isso, mas primeiro levou seu torcedor a um grande susto, pois iniciou jogando pedras na Lua e sofrendo um sufoco e um gol do Ceará nos primeiros minutos do primeiro tempo. Pra felicidade do torcedor vascaino, a zebra corria solta na Arena Pernambuco e o Oeste metia 2 a 0 no Náutico, o que trzia um certo conforto aos cruz-maltinos e ao tricolor de aço da Terra de todos os Santos. 

No segundo tempo o Vasco iniciou com tudo partiu pra cima do Ceará e em 5 minutos empatou e virou o placar para 2 a 1, garantindo assim o seu retorno à série A do Brasileirão sem depender de nenhum outro resultado.

Enquanto isso, lá em Goiânia o Bahia mesmo perdendo para o Atlético por 2 a 1 conquistava seu retorno a elite do futebol brasileiro, pois para felicidade dos baianos a zebra que corria solta naArena Pernambuco se confirmava e o Oeste venceu o Náutico por 2 a 0, em jogo muito tumultuado pela invasão de alguns torcedores do 'Timbu" em campo na tentativa de agressão  aos  jogadores do Oeste e do Náutico que decepcionou sua grande torcida que lotou grande parte da Arena, jogando fora a grande oportunidade de voltar à série A, bastava vencer o Oeste que lutava desesperadamente para não cair e ninguém acreditava em outro resultado que não fosse a vitória do alvirrubro recifense 

ZEBRA OU MILAGRE?
Lá na zona de rebaixamento o desespero continuava para a torcida do Joinville, que vencia o Vila Nova mas não via a virada do Náutico sobre o Oeste que brigava com o tricolor catarinense para fugir da última vaga para o rebaixamento. E foi até o final da rodada, minuto a minuto e o Joinville, infelizmente, pra tristeza  da  grande torcida do tricolor catarinense venceu o Vila Nova por 4 a 2 mas não escapou do rebaixamento para à série C. 
 
E o Oeste que começou a rodada quase que totalmente desacreditado, pois seria uma missão dificílima vencer o time do Náutico diante de sua torcida e brigando para volta à série A, mas, mais uma vez ficou provado que no futebol o impossível as vezes acontece, e ninguém sabe e levará muito tempo para entender que a vitória do Oeste sobre o Náutico na última rodada da série B do brasileirão, foi um milagre dos deuses do futebol ou uma zebra que deu ar de sua graça no moneto mais inesperado.

CONCLUSÃO:
Subiram para a série A em 2017:
Atlético goianiense; Avaí; Vasco da Gama e Bahia. O Náutico bateu na trave.

Cairam para à série C de 2017:
Joinville, Bragantino, Tupi e Sampaio Corrêa. Oeste escapou ao apagar das luzes.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B
A hora é agora!
Última rodada da segundona

Goiás despede-se com vitória sobre Sampaio Corrêa -
Créditos: Divulgação/Site oficial do Goiás

O campeonato brasileiro da série tá chegando ao seu final neste fim de semana com a realização da 38ª rodada. Aliás a rodada teve início na terça-feira (22) com um isolado, com a vitória do Goiás sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 1. O Goiás encerrou sua participação na 13ª colocação com 50 pontos, o Sampaio já estava rebaixado.

Nessa sexta-feira (25), serão dois jogos, que também não mais interferem nas principais posições da competição: Paraná x Tupi, que já está rebaixado para a terceirona e Paysandu x Criciúma. O Paysandu ocupa a 14ª posição com 49 pontos ganhos. O Criciúma tem 53 pontos e na 11ª posição.

JOGOS DECISIVOS
Agora, nesse sábado, o bicho vai pegar e a cobra vai fumar, com jogos decisivos tanto na parte de cima da tabela quanto na parte final da tabela de classificação na briga por duas vagas que restam para o acesso e uma vaga para o descenso para a terceirona.

Joinville briga pra não cair - Créditos: Divulgação/Joinville 
Nos três principais jogos da rodada que apontarão os dois últimos classificados para a série A, jogarão Vasco x Ceará no estádio Maracanã, Náutico e Oeste na Arena Pernambuco e Atlético/GO x Bahia. 

O Vasco da Gama com uma vitória simples garante seu acesso. O Náutico para subir precisa vencer o Oeste e torcer por um tropeço do Vasco contra o Ceará. O Bahia para garantir seu acesso precisará vencer ou empatar com Atlético/GO que foi o grande campeão da segundona de forma antecipada. O Bahia perderá sua vaga no G-4 na rodada final se acontecer  vitória de Vasco e Náutico contra Ceará e Oeste respectivamente.

QUEM TEM MAIS CHANCES DE SUBIR
Serão três jogos de tirar o fôlego do torcedor e na minha opinião, Náutico e Vasco, por terem compromissos teoricamente mais fáceis estão mais próximos da 3ª e 4ª posição do G-4. O Bahia terá pela frente um compromisso difícil diante do Atlético goianiense, o melhor time da série B e de quebra jogando no estádio Olímpico e diante de sua torcida que com certeza vai querer uma vitória do Dragão para fechar o campeonato com chave de ouro. Vai ser uma parada difícil para o tricolor de aço baiano. 

ZONA DE REBAIXAMENTO
Na briga para não ser degolado e não bater com os costados na terceirona, fazendo companhia a Sampaio Corrêa, Tupi e Bragantino o Oeste terá pela frente um jogo dificílimo, uma missão quase impossível, vencer o Náutico em Recife com o Náutico brigando pra subir. No outro jogo que também pode definir o último rebaixado o Joinville recebe o Vila Nova na Arena Joinville, o JEC está um ponto atrás do Oeste e precisa vencer ou empatar com o Vila Nova e torcer por uma derrota do Oeste diante do Náutico. Na minha opinião as chances de escapar do rebaixamento são maiores para o Joinville que terá teoricamente um compromisso mais fácil que o time paulista. 


COPA NORDESTE SUB 20
América de Natal eliminado, perde invencibilidade  na Copa Nordeste

América de Natal sub 20 - foto reprodução twitter América


O América de Natal não foi feliz em sua última apresentação pela Copa Nordeste sub 20 sofrendo uma derrota para o Sport Recife pelo elástico placar de 3 x 0. O jogo foi realizado na noite desta quinta-feira (24) no estádio Coaracy Fonseca em Arapiraca/AL, válido pelo grupo 'E'.

 O alvirrubro natalense, há exemplo do ABC FC, não conseguiu classificação para a segunda fase da competição sendo eliminado na fase de grupos. O time rubro deixou a competição sem marcar nenhum gol; empatando nas duas primeiras rodadas em 0 a 0 contra o Juazeirense da Bahia e Flamengo do Piauí e despedindo-se com um placar adverso por 3 a 0 diante do Sport Recife.

Copa Nordeste Sub-19
 Mais Querido vence na despedida da Copa do Nordeste Sub-20

Foto reprodução Twitter ABC FC
O Mais Querido encerrou a sua participação na Copa do Nordeste Sub-20 2016 com vitória. Jogando na noite desta quinta-feira (24), no estádio Gerson Amaral, em Coruripe (AL), o ABC enfrentou o Americano/MA pela 3ª rodada da primeira fase e venceu o adversário por 2 a 1.

Os gols do triunfo abecedista foram marcados por Leandro e Fessin. O treinador alvinegro, Gilmar Oliveira, escalou a equipe com: Breno, Paulinho, Vinicius, Ramon e Luiz Felipe, Gaspar, Bebeto (Araújo) e Kaká (Rafinha), Daniel, Leandro (Capacete) e Fessin (Leozinho).

Com o resultado, o Clube do Povo somou os três primeiros pontos na competição, terminou a fase na 3ª colocação no Grupo C e não garantiu classificação para as quartas de final.
COPA SUL-AMERICANA 2016  -   FINAL
Equilibro total na grande final da Sul-Americana entre finalistas alviverdes: 'Chape' e Atlético Nacional
Atlético Nacional de Medellín - reprodução internet

A Copa Sul-americana, diferentemente de edições anteriores, está chamando a atenção e criando uma grande expctativa para essa final. Mas para isso está acontecendo tem que ter um motivo e o motivo não pode ser melhor que o confronto de dois clubes que não são tradicionais no futebol sul americano e até mesmo em seus países, esse detalhe se enquadrando mais para o time da Chapecoense que vem se transformando em um grande meteoro  do nosso futebol.

FINAL
Chapecoense de Chapecó(SC) enfrenta o Atlético Nacional de Medellín da Colômbia e o equilíbrio entre os dois times nessa final, se vê desde a semifinal de jogos difíceis e equilibrados da Chapecoense diante do San Lorenzo (time do Papa Francisco) com dois empates em 1 a 1 no jogo de ida e 0 a 0 no jogo da volta. O Atlético e Cerro Porteño do Paraguai também foi dureza  e também foram dois empates: 1 a 1 e 0 a 0. 

A Chapecoense vem numa arrancada histórica no futebol brasileiro entre 2010 e 2016 com os acessos para às séries C em 2010. em 2011 acesso à série B em 2012 acesso à série A disputando na elite do futebol brasileiro desde 2013 e agora em 2016 chegando a sua primeira final internacional, decidindo a Copa Sul-Americana.

O Atlético Nacional de Medellín, ganhou tudo disputou nesse ano de 2016 no futebol colombiano e sendo o atual campeão da Taça Libertadores, o principal torneio de futebol das Américas e ainda irá decidir com a Cahpe a Copa Sul-Americana e o torneio mundial de clubes da Fifa no fial de dezembro.

Façam suas apostas para essa grande final, talvez uma das mais interessantes de todas edições dessa competição intercontinental. A primeira parrida, jogo de ida, será em Medellín na Colômbia e o jogo de volta será aqui no Brasil e o local ainda não está definido, podendo ser em Floripa ou em Porto Alegre/RS.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

COPA DO BRASIL
Final

Galo fora do 'horto' não para o Grêmio 'copeiro'

Grêmio vence jogo de ida (3x1) e bota a mão na taça

Créditos: LUCAS UEBEL / GRÊMIO

Atlético Mineiro e Grêmio potoalegrense iniciaram na noite dessa quarta-feira (23), a decisão da 27{ edição Copa do Brasil, segunda maior competição à nível nacional, promovida pela Confederação Brasileiraa de Futebol (CBF). A primeira partida da decisão aconteceu na Arena Mineirão em BH com o mando de campo do Galo que preferiu mandar seu jogo no Mineirão e não no Independencia onde manda grande partes de seus jogos.


GRÊMIO SAI NA FRENTE

O triocolor gaúccho em seu grande estilo de time copeiro e quase imbativel nesses moldes de competição, mata-mata, saiu na frente e o mais importante fazendo a primeira partida fora de casa e venceu pelo placar catedrático de 3 gols a 1, abrindo uma boa vantagem para o jogo da volta na Arena Gremio em Porto Alegre na próxima quarta-feira.

GRÊMIO DEU UM NÓ

Com a bola rolando o que se viu dentro das quatros linhas o time do Grêmio bem superior ao time do Atlético/MG, sendo superior os 90 minutos de jogo, até mesmo quando teve um jogador a menos dentro de campo após a expulsão do atacante Pedro Rocha, o artilheiro do jogo marcando os 2 primeiros gols do time gremista. O placar de 3 a 1 foi absolutamente justo pelo grande futebol realizado pelo time do técnico Renato Gaúcho que foi superior no setor de zaga, bem superior no setor de meio campo, e muita eficiencia no ataque aproveitando todas as chances que surgiram durante o jogo.

JOGO DE VOLTA

O jogo de volta, ou o segundo tempo dos 90 minutos da decisão será realizada na próxima quarta-feira na Arena Grêmio em PortoAlegre. A vantagem do Grêmio são de 2 gols e para o Galo tirar o título do Grêmio precisrará vencer com 3 ou mais gols de diferença. vencendo por 2 gols de diferença a decisão irá para as cobranças de tiros livres da marca de pênalti. Um empate por qualquer resultado dará o título de campeão da Copa do Brasil de 2016 ao Grêmio Portoalegrense que não conquista um título à nível nacional há 15 anos.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Notícias do RN
Governo trabalha para regularizar abastecimento de água em cidades do Seridó

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando está temporariamente suspenso em função da baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. Para minimizar os efeitos da crise hídrica, o Governo do Estado está envidando esforços para reestabelecer o abastecimento.

Uma das alternativas para o abastecimento do Seridó era a construção da adutora de emergencial de Caicó. Mas articulações políticas promovidas pelo prefeito de Caicó, Roberto Germano e o ex-deputado Henrique Alves, junto ao ministro do PMDB Helder Barbalho fizeram com que o Ministério da Integração Nacional retirasse a obra da Caern e passasse para o Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (DNOCS).  Desde maio o  projeto da adutora emergencial estava pronto, aguardando apenas o repasse da Defesa Civil Nacional para ser realizado. Com a mudança na gestão, o equipamento que iria contribuir para abastecer 100 mil potiguares voltou para a estaca zero.

Diante do colapso, uma das alternativas buscadas para amenizar o problema é a perfuração de poços. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), já realizou mais trinta perfurações. Destes, conseguiu condições de exploração em 14 poços. Destes, sete poços já foram testados e outros sete terão vazão ainda nesta semana, como alternativa para a recuperação de parte do abastecimento. 

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) também tem atuado permanentemente junto aos órgãos federais na tentativa de coibir o uso indevido da água.

ABASTECIMENTO FOI SUSPENSO POR COLAPSO DO MANANCIAL

O fornecimento de água através da Caern parou no último sábado (19) em função  do esgotamento do manancial do rio Piancó/ Piranhas/Açu, que traz água do complexo de barragens Curema/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para estas cidades. 

A captação no rio ocorria na cidade de Jardim de Piranhas e, atualmente, não tem volume suficiente para bombear. A cidade de Caicó contava com outra fonte de abastecimento, que era o Açude Itans, mas, que agora se encontra seco. A Caern e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão em entendimento com a Agência Nacional de Águas (ANA) para solicitar apoio no aumento da vazão da água vinda da Paraíba.

No momento, não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água. Em situações em que não existem mananciais, as cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais, estadual e federal. Sendo assim todos os outros usos estão suspensos por Resolução da ANA, IGARN e AESA, e devem ser paralisados imediatamente, caso não ocorram, o usuário será penalizado com multas e apreensão de equipamentos.
FONTE: ASSECOM/RN


Notícias do RN
RN envia delegação para Paralimpíadas Escolares em São Paulo

                                                    Divulgação



O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) enviou para São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (21), a delegação que representará o Rio Grande do Norte na edição 2016 das Paralimpíadas Escolares. A equipe potiguar conta com 50 integrantes entre atletas, técnicos e staffs. As competições serão realizadas de 22 a 25 de novembro, nas modalidades de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas, no CT Paralímpico, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

De acordo com o chefe da delegação potiguar, Cezar Nunes, da equipe da SEEL, a meta é tentar superar a excelente campanha de 2015, quando o Rio Grande do Norte mostrou toda sua força no paradesporto, conquistando 19 medalhas nas Paralimpíadas sediadas em Natal. "O Governo do Estado vem se esforçando para incentivar a prática de esportes e revelar novos talentos através dos jogos paradesportivos organizados pela SEEL ao longo do ano e tudo indica que realizaremos mais uma excelente campanha, cujo objetivo é tentar retornar de São Paulo com uma marca maior", revela.

Thalita Simplício, medalha de prata no atletismo das Paralimpíadas do Rio e revelada nos Jogos Paradesportivos Escolares do Rio Grande do Norte, já atingiu idade limite e não participará da competição em São Paulo. As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e reunirão mais de 700 atletas da faixa etária de 12 a 17 anos, de 24 estados e o Distrito Federal, apenas Roraima e Piauí não terão representantes para esta edição.

  Serviço
Paralimpíadas Escolares 2016
Data: 22 a 25 de novembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro 



FONTE: ASSECOM/RN

Natal
Guarda Municipal, Semurb e Cipam apreendem paredões de som em área de proteção no Pitimbu
                                                      Divulgação


Operação conjunta unindo a Guarda Municipal do Natal (GMN), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) apreendeu na tarde desse domingo (20), três paredões de som que seriam utilizados para animar uma festa realizada num campo society situado dentro da Zona de Proteção Ambiental 01, no bairro de Pitimbu, zona Sul da capital.

Quando os guardas municipais, fiscais ambientais e policiais militares chegaram ao local já havia dezenas de pessoas e muitos menores de idade, além de toda uma estrutura montada com mesas, cadeiras, serviço de bar e sistema de som, tudo destinado à realização do evento. Com as averiguações foi confirmada a presença de substâncias entorpecentes de uso ilegal, como também resquícios de objetos utilizados para consumir drogas. O material foi apreendido pelos agentes e o evento proibido.

Segundo a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, a ação atendeu uma demanda da 28ª Procuradoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. “Além do evento não ser licenciado para acontecer, as denúncias feitas apontam para venda de bebida alcoólica a menores, consumo de drogas, prostituição infantil e brigas”, informou.

Outro agravante relatado nas denúncias, é que a festa inicia às 15h e segue com sistema de som sem adequação acústica descumprindo a lei ambiental e sem horário definido para finalizar.

Todo o material apreendido foi levado para a sede administrativa da Semurb. As denúncias de uso de paredão de som podem ser feitas no número da ouvidoria da Semurb, o 3616.9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou pelo número 190 durante os demais horários e finais de semana.

A Lei Municipal nº 6.246/2011, determina que qualquer equipamento caracterizado como paredão que esteja funcionando em logradouro público ou em espaço privado de acesso público, independente do volume, é passível de recolhimento e multa ao responsável.
Governo do Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade financeira

O governo do Rio Grande do Sul decretou hoje (22) estado de calamidade financeira na administração pública estadual, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada considerando que “a crise da economia brasileira está atingindo fortemente a capacidade de financiamento do setor público”.
O decreto diz também que “a queda estimada do Produto Interno Bruto (PIB), considerados os anos de 2015 e 2016, chegará a mais de 7%, com trágicas consequências para a arrecadação de tributos”.

Ainda segundo o texto, a decisão levou em conta a necessidade de ações, no curto prazo, para fazer frente à crise e garantir a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais, notadamente nas áreas da segurança pública, da saúde e da educação.

A publicação define que secretários de estado e dirigentes máximos de órgãos e entidades da administração pública estadual, sob a coordenação da Secretaria da Casa Civil, ficam autorizados a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos, salvo aqueles considerados essenciais.
O decreto entra em vigor hoje.
Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
Economia
IBGE: taxa de subutilização da força de trabalho no país sobe para 21,2%

Taxa de subutilização da força de trabalho passou para 21,2% atingindo 22,9 milhões de
pessoas em todo o país FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR

A taxa composta de subutilização da força de trabalho do país fechou o terceiro trimestre do ano em 21,2%, atingindo 22,9 milhões de pessoas em todo o país. O indicador, que agrega a taxa de desocupação, a de desocupação por insuficiência de horas e da força de trabalho potencial, foi divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

No segundo trimestre de 2016, para a totalidade do Brasil, essa taxa foi de 20,9%, o que significa que houve uma alta entre um trimestre e outro de 0,3 ponto percentual e de 3,2 pontos percentuais em relação a igual trimestre de 2015, quando o indicador era de 18%.

Os dados divulgados pelo IBGE constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua – Trimestral para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, referentes ao trimestre encerrado em setembro.

Os principais resultados da Pnad Contínua para o Brasil  já foram divulgados no dia 27 de outubro e indicavam uma taxa de desemprego de 11,8%, resultado 0,5 ponto percentual superior aos 11,3% do trimestre encerrado em junho, que apontava 12 milhões de trabalhadores desocupados para uma população ocupada de 89,8 milhões de trabalhadores.
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio