uol moderninha

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SUPER LUA
O que dizem os especialistas sobre esse fenômeno fantástico

foto reprodução internet 

 
                                                                                                                imagem (portal UOL)


Chegou o dia! Maior superlua em 68 anos
ocorre hoje

Se você gostou e tirou várias fotos da superlua que ocorreu no último mês de outubro, prepare seu coração: a desta segunda-feira (14) será ainda maior. O fenômeno que estará na janela da sua casa (se não houver nuvens, claro) será o maior dos últimos 68 anos.

Para efeito de comparação, a superlua do último mês de outubro ocorreu com o satélite a uma distância de 364.687 km da Terra. Portanto, para perceber que essa é realmente a maior, só mesmo com equipamentos específicos - o que não tira em nada a sua beleza.
ste fim de ano ainda reserva mais uma superlua para os amantes do céu. A superlua de dezembro encerrará a sequência de três seguidas.
distância média do corpo celeste para nosso planeta é de 384.402 km.

BOL - UOL

"Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal." Wikipédia,


“O fenômeno da super-lua cheia é provocado pela órbita elíptica da Lua, que mensalmente aproxima e afasta da Terra o nosso satélite natural”, explica ao público Ricardo Reis, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), adiantando que nesta data a Lua “parece até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante do que nas alturas em que a lua cheia ocorre no apogeu [quando está no ponto mais distante da Terra]”.

Comparação entre uma lua normal (esquerda) e uma superlua (direita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário