uol moderninha

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Natal / RN
Escola Municipal Ferreira Itajubá  realiza VII Semana da Música

                                                    Manoel Barbosa


A Escola Municipal Ferreira Itajubá está promovendo durante esta semana a VII Semana da Música que segue com vasta programação até a próxima sexta-feira (18), na sede da instituição, localizada na Avenida dos Pegas, no bairro das Quintas, zona Oeste da capital.

A “Semana da Música” surgiu há exatos sete anos dentro do Projeto da Escola de Música Severino Cordeiro (Emusco), que tem o objetivo de envolver e atrair os alunos menos interessados. A Escola de Música atendia apenas os alunos da E.M. Ferreira Itajubá, e hoje atende cerca de 300 integrantes, a partir de oito anos, residentes do bairro das Quintas e outras regiões de Natal.

A programação iniciou na quarta-feira (16), com um Cortejo das crianças que integram o projeto, passando pelas salas de aulas, levando alegria e descontração para os outros estudantes.  Também ocorreu o Master class de Tuba e Eufônio e a apresentação do Grupo de Flauta doce.

A sétima edição da Semana da Música ainda contemplará apresentações de flauta doce, tuba, eufônio, bateria, trombone, trompete e guitarra. Além de visitas de nomes importantes da música potiguar, como Antônio de Pádua, e professores e representantes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para o coordenador da Emusco, Uanderson Alves, o projeto representa uma oportunidade para os alunos conhecerem outros estilos de música e também contribui para o comportamento desses estudantes. “A cada aula o interesse em aprender aumenta. Procuramos trabalhar com os alunos mais indisciplinados e tem dado certo. O comportamento deles mudou muito”, comemora o professor.

O professor de Música formado pela UFRN, Renner Fraga, está com o grupo há um ano e fala do quanto é gratificante desenvolver esse trabalho com as crianças. “Apesar da grande dificuldade que enfrentamos, pelo fato de nem todas as crianças terem o instrumento em casa para praticar, percebo o grande interesse deles. É o que me motiva a continuar”, declarou Renner Fraga.
 
A estudante Daniele Lira, de 11 anos, participa do projeto há seis meses. É integrante do grupo de flauta doce e despertou o interesse por influência da colega. “Minha amiga já participava, eu sempre achei lindo ela tocar, por isso decidir entrar. Hoje, toco flauta doce aqui na escola, mas também faço aula de violão e teclado. Não quero parar, acho muito interessante e bonito”, disse a estudante.

De acordo com o diretor pedagógico da E. M. Ferreira Itajubá, Rosemberg Mota, o projeto também tem uma visão pedagógica, com o intuito de melhorar não só o comportamento, mas o desenvolvimento em sala de aula. “Para participar e permanecer no projeto é necessário que o desenvolvimento esteja regular e tem dado certo”, comemora o diretor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário