uol moderninha

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Agenda Parracho

ASCOM/IDEMA30 ago 2016 11:03

    FOTO:
ASCOM/IDEMA


O Governo do Estado através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA está agendando as embarcações para o acesso aos Parrachos de Pirangi. O objetivo é disciplinar a utilização dos parrachos em benefício da preservação do ecossistema litoral, além de controlar o número de barcos que navegam no local.

Os proprietários de barcos e lanchas que pretendem visitar os Parrachos de Pirangi devem realizar o agendamento com antecedência no site do Idema (www.idema.rn.gov.br). A ferramenta “Agenda Parracho” disponibiliza uma ficha para que os interessados coloquem a identificação pessoal e também do barco e informem o dia da visita.

O número diário de embarcações não deve ultrapassar 39. Cada barco pode se cadastrar 1 vez por semana, podendo ser aberta exceção em casos de vagas remanescentes ou desistências. Se por algum motivo houver desistência do passeio, é importante cancelar o agendamento para que a vaga seja disponibilizada para outro interessado.

A superlotação de barcos durante o veraneio é um problema antigo nos Parrachos de Pirangi. Segundo o Diretor Técnico do Idema, Luiz Augusto Santiago Neto, o sistema de agendamento vai melhorar o fluxo de barcos no local, que na alta estação chegava a receber 120 embarcações diariamente.

“O agendamento é de fundamental importância para disciplinar o acesso e termos uma atividade sustentável dos Parrachos. Existe uma capacidade de barcos para manter essa sustentabilidade, por isso o controle dos visitantes com embarcações é tão importante”, afirmou Luiz Augusto. Ainda segundo o diretor, quem for flagrado utilizando os Parrachos de forma indevida, será autuado e poderá ter a embarcação apreendida.

A “Agenda Parracho” foi criada após estudos e várias discussões entre Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Capitania dos Portos do RN, Prefeitura Municipal de Parnamirim, Prefeitura de Nísia Floresta e ONG Oceânica.

Parrachos é o nome dado às piscinas naturais formadas pelos recifes e situadas a 1 km da praia da Praia de Pirangi. Na maré baixa as águas cristalinas proporcionam uma visão privilegiada dos peixes que vivem no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário