uol moderninha

domingo, 3 de julho de 2016



Data histórica  - 29 de Junho

 
58 anos do primeiro título mundial da seleção brasileira
101 anos de existência do ABC FC, o Mais Querido clube potiguar

Já estamos no terceiro dia de julho, mesmo assim não podemos deixar de forma alguma de lembrar e comemorar uma data  super importante do futebol. Uma a nível mundial; a outra a nível local. 29 de junho de 1958 Brasil campeão Mundial. 29 de junho de 1915 é fundado um dos clubes mais importante do Rio Grande do Norte, ABC FC
fotos reprodução internet
De pé: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando, e Gilmar
agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo.



Em Estocolmo, capital da Suécia, a seleção brasileira conquistava seu primeiro título de campeão mundial e o início do domínio, do topo, da hierarquia  do futebol mundial e definitivamente ficarmos conhecidos no Mundo como o país do futebol.
O capital Bellini levanta a Taça Jules Rimet

 E foi aquela geração, aquele escrete de ouro, aquela seleção  canarinho, que ficou mundialmente respeitada e admirada. Foi o princípio de todas as glórias e conquistas nesse meio século.
Pelé chora emocionado abraçado ao mestre Didi e o goleiro Gilmar

Foi o surgimento do maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé, que surgiu aos 17 anos,  juntamente com outro dos maiores fenômenos do futebol mundial, Mané Garrincha (o homem das pernas tortas), o jogador que para ele todos os seus marcadores eram chamados de João.
Mané Garrincha ( a alegria do povo) , maior ponta direita do futebol mundial, dribla um 'João'


Além desses dois insuperáveis jogadores, a nossa seleção tinha ainda craques do quilate de Didi, o homem da folha seca;  Zagallo, o primeiro ponta esquerdo recuado do futebol e o famoso esquema como o terceiro homem no meio campo; Djalma Santos, um dos melhores laterais direito de todas as Copas do Mundo; Nilton Santos, esse gênio do futebol o melhor lateral esquerdo do Mundo em todos os tempos para não ser injusto com os demais que formavam aquele escrete de ouro vamos lembrar com muito orgulho do goleiro Gilmar, o capitão Bellini o quarto zagueiro Orlando e o volante Zito. Simplesmente fantástico.
Pelé, camisa 10, aos 17 anos dribla toda zaga sueca marca dois gols na final e torna-se o rei do futebol

CAMPANHA:
O Brasil estreou contra a Áustria vencendo por 3 a 0, no segundo jogo um empate por 0 a 0 com a poderosa  Inglaterra, no terceiro jogo mais uma vitória fantastica, 2 a 0 sobre a União Soviética.
Nas quartas-de-final com certeza um dos jogos mis importantes da seleção brasileira, foi nessa partida o primeiro gol de Pelé em Copas do Mundo  e o surgimento do rei do futebol, Brasil  1 a 0 sobre País de Gales.
A seleção brasileira chegou as semifinais com sua defesa invicta para enfrentar uma França que tinha o melhor ataque da competição eo artilheiro Just Fontaine, mas o espetáculo foi simplesmente brasileiro  5 a 2 sobre os franceses e lá estávamos outra vez em uma final de Copa do Mundo e dessa vez para nunca mais deixar o topo  do futebol mundial.
Estocolmo, 29 de Junho e Brasil e Suécia pisavam o gramado do estádio Råsunda, com 5o mil torcedores para a grande final. E  de' cara' um grande susto  os donos da casa, Suécia, abria o placar logo aos 4 minutos através de  Liedholm , mas aos 9 e 32 minutos do primeiro tempo, o centroavante Vavá empatar e desempatar e dá inicio ao show de bola brasileiro. No segundo tempo,  Pelé marcou o terceiro aos 10 minutos e Zagallo o quarto gol aos 18 minutos, Simonsson fazia o segundo gol para os suecos aos 40 minutos e o rei do futebol, Pelé, fechou o placar da aquela grande final aos 44 minutos. BRASIL CONQUISTAVA O TÃO SONHADO TÍTULO DE CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL.

ABC FC  1915 /  2016

ABC comemorou 101 anos de existência com uma grande festa é realizada em seu complexo esportivo Vicente Farache, nas dependências do estádio Maria Lamas Farache, o FRASQUEIRÃO.
Vista aérea do estádio do Frasqueirão

A história gloriosa dessa grande agremiação todo potiguar conhece. O ABC FC se confunde com a própria história do futebol norte rio-grandense e nesses 1o1 anos de existência o clube abcdista Mais Querido do Estado, vem acumulando recordes e títulos ao longo desses 101 anos:  recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941 marca que apenas o América Mineiro possui.  
O melhor time da história do ABC FC - 1973
De pé: Erivan (goleiro); Sabará, capitão Edson, Telino, Maranhão e Anchieta;
agachados: Libâneo, o bola de prata Alberi, Jorge Demilidor, o mestre Danilo Menezes e Morais.

 ABC o clube que tem o maior número de títulos estaduais no Brasil, 53 títulos;  três tetras campeonatos e dois tricampeonato; campeão brasileiro da Série C do Brasileirão em 2010.  O único clube do Rio Grande do Norte, e um dos poucos da Região Nordeste, que possui o próprio estádio de futebol, o Frasqueirão, inaugurado em 22 de janeiro de 2006.
Primeiro clube potiguar a disputar a Taça Brasil, competição instituída em 1959, disputadas pelos campeões estaduais do Brasil; Primeiro clube potiguar a disputar a série A do futebol brasileiro em 1972; Único clube potiguar a excursionar pelo exterior em 1973 e o clube brasileiro a permanecer o maior tempo jogando em gramados europeus e asiáticos.
Isso é o ABC FC o maior clube de futebol do RN.




Nenhum comentário:

Postar um comentário