uol moderninha

sábado, 4 de junho de 2016

Jogos olímpicos Rio 2016

Natal recebe revezamento da tocha
olímpica neste sábado

Neste sábado (04), o revezamento da Tocha Olímpica chega a Natal. Por volta das 15h20, o desfile do objeto símbolo das Olimpíadas sairá do Forte dos Reis Magos e passará pelas ruas da capital Potiguar até chegar ao Estádio Arena das Dunas, por volta das 20 horas, onde será acesa a Pira Olímpica. Natal é uma das 83 cidades, entre mais de 300, por onde a Tocha Olímpica irá passar, escolhida para guardar a Chama Olímpica por uma noite.
Uma grande estrutura foi preparada para acompanhar os 110 condutores durante o percurso de 21 quilômetros. A ideia é que atletas, ex-atletas e cidadãos comuns estejam juntos no revezamento que simboliza a união dos povos. Entre os condutores da Tocha, estão a ex-jogadora de vôlei Virna Dias, o paratleta Clodoaldo Silva; o ex-jogador de basquete Oscar Schimdt; e o médico do ABC e da Seleção Brasileira Paralímpica, Roberto Vital, que é um dos representantes oficiais da Prefeitura do Natal.

A programação do revezamento contará com pontos-chave para a realização de imagens que representam a história, a cultura e a paisagem da cidade do Natal: o Forte dos Reis Magos, a praça Augusto Severo, a Capitania das Artes, o Centro de Convenções (com a vista para o Morro do Careca) e a Arena das Dunas serão esses pontos.

Programação Cultural
Paralelo ao movimento da Tocha Olímpica, a Prefeitura do Natal organizou uma série de espetáculos culturais entre as 10 e 22 horas. Serão montados dois polos na capital potiguar: Praça Augusto Severo (Ribeira) e Estádio Arena das Dunas. As atrações, contratadas por edital e com recursos do Ministério da Cultura, montam um mosaico bastante representativo da cultura local.

A programação começa às 10 horas, na Ribeira, com o espetáculo coreográfico Boombox “Passurbano”, seguido da banda Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio dia tem forró com “As Nordestinas”. À tarde, a partir das 14h se apresentam Tatyelli Raulino Cia de Dança, DuSouto, Al Hanna Cia de Dança, Família Pádua e Balé da Cidade.
Ainda na Ribeira tem Pedro Mendes; Valéria Oliveira. Às 19h30, o maestro Linus Lerner vai reger a Banda Sinfônica da Cidade do Natal numa apresentação inédita; tendo a participação de Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda. Às 21h sobe ao palco Nara Costa e fechando a noitada Perfume de Gardenia (22h).
Na Arena das Dunas, a programação começa às 16h com Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h tem Balé Municipal e Action Cia de Dança, seguido do Gira Dança. A programação fecha com show da banda “Caçuá”.
A ação é uma realização das Olimpíadas Rio2016, Prefeitura do Natal e Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
PRAÇA AUGUSTO SEVERO
10h: GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN BOOMBOX “PASSURBANO”
10h30: MACAXEIRA JAZZ
11h30: BOOMBOX “PASSURBANO” TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA
12h: AS NORDESTINAS
14h: TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA
14h30: DUSOUTO
15h30: AL HANNA CIA DE DANÇA
16h: FAMÍLIA PÁDUA TECHNO FAMILY
17h: BALÉ DA CIDADE

FUNCARTE – GRUPO PARAFOLCLÓRICO DO BOM PASTOR (BRINCANTES)
17h30: PEDRO MENDES
18h30: VALÉRIA OLIVEIRA
19h30: LINUS LERNER E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL
HILKÉLIA MEDEIROS, AMIGOS E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL
21h: NARA COSTA
22h: PERFUME DE GARDÊNIA

ARENA DAS DUNAS

16h – 16h50:
FANFARRAS
APAE
DRAGÕES INDEPENDENTES
ZILA MAMEDE
17h – 17h30: BALÉ MUNICIPAL E ACTION CIA DE DANÇA
17h40 – 18h10: GIRA DANÇA
18h20 – 19h10: BANDA CAÇUA

Revezamento
Em Natal, 110 pessoas terão a honra de conduzir a Tocha Olímpica. São nomes de peso e história no desporto olímpico e também paralímpico. Destaque para Oscar Schmidt (basquete), Virna (vôlei) e Clodoaldo Silva (natação paraolímpica). A Prefeitura foi convidada pelo Comitê Olímpico Local a indicar nove nomes para participar do revezamento. Na relação encaminhada pelo Município, estão Roberto Vital (médico do COB), Breno Cabral (professor e técnico de Vôlei, com vários títulos conquistados), André Calixta (professor de artes marciais e com projeto social que atende a mais de 1.000 alunos), Magnólia Figueiredo (atleta olímpica), Manoel Modesto (idealizador do calendário esportivo do RN), Maria Rizonaide (campeã Panamericana Paralímpica de halterofilismo) e os representantes de ABC, América e Alecrim, respectivamente os ex-jogadores Danilo Menezes, Souza e Edmo Sinedino. Fonte: www.natal.gov.br

ROTEIRO DA TOCHA OLÍMPICA PELAS RUAS E AVENIDAS DE NATAL

Será iniciado na Fortaleza dos Reis Magos e terá uma primeira parada na Cidade da Criança. Depois, a Chama Olímpica segue deslocamento de carro até o Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. De lá, recomeça o trajeto até a Arena das Dunas. Na capital potiguar, serão 110 condutores.

Após sair do Forte dos Reis Magos, a tocha seguirá pela Avenida Presidente Café Filho e subirá a Ladeira do Sol. Após pegar a Nilo Peçanha, descerá para o bairro da Ribeira, até a Avenida Duque de Caxias. Sobe para a Cidade Alta pela Avenida Câmara Cascudo e dobra na Rua Ulisses Caldas, passando em frente à Prefeitura do Natal. Entra na Avenida Rio Branco e continua até a Rua Juvino Barreto, seguindo à direita até a Praça Pedro Velho. Da Avenida Prudente de Morais, no sentido zona Sul, vai até a Rua Ceará-Mirim, em direção a Rodrigues Alves, onde será recebida na Cidade da Criança.
Depois, a tocha segue de carro, em comboio, pela Avenida Hermes da Fonseca, Rua Trairi, Rua João XXIII e Via Costeira, até o Centro de Convenções. A segunda parte do revezamento vai contemplar bairros como Ponta Negra, Capim Macio, Neópolis e Candelária. Na rota estão as avenidas Praia de Tibau, Praia de Genipabu, das Alagoas, Ayrton Senna, até voltar a Engenheiro Roberto Freire. Sobe o Viaduto de Ponta Negra em direção à Avenida da Integração. Passa pelo supermercado Carrefour, onde haverá uma pequena parada, e depois continua pelo bairro de Candelária, pelas ruas Jerônimo de Albuquerque, Frei Henrique de Coimbra, Ataulfo Alves e Bento Gonçalves, chegando à Avenida Prudente de Morais. Seguindo no sentido Centro, o trajeto contorna a Arena das Dunas pelas avenidas Lima e Silva e Salgado Filho, e tem ponto final no largo do estádio.
Trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica em Natal 1
Fortaleza dos Reis Magos
Avenida Presidente Café Filho
Avenida 25 de dezembro
Retorna para a Café Filho
Sobe a Ladeira do Sol
Avenida Presidente Getúlio Vargas
Avenida Nilo Peçanha
Rua Geneal Gustavo Cordeiro de Faria
Avenida Duque de Caxias
Praça Augusto Severo
Avenida Câmara Cascudo
Rua Ulisses Caldas
Avenida Rio Branco
Rua Juvino Barreto
Praça Pedro Velho
Avenida Prudente de Morais
Rua Ceará-Mirim
Avenida Rodrigues Alves (Cidade da Criança)

Trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica em Natal 2
Centro de Convenções de Natal
Avenida Engenheiro Roberto Freire
Avenida Praia de Tibau
Rua Praia Jardim de Alá
Avenida Praia de Genipabu
Avenida Praia de Muriú
Rua Maria Nazaré de Araújo
Rua Walter Duarte Pereira
Rua Érico Monteiro
Rua Araxá
Avenida das Alagoas
Avenida Ayrton Senna
Rua Missionário Gunnar Vingren
Avenida Engenheiro Roberto Freire
Viaduto de Ponta Negra
Avenida da Integração
Alameda Marechal Sucupira
Carrefour
Alameda Marechal Sucupira
Avenida das Brancas Dunas
Rua Jerônimo de Albuquerque
Rua Frei Henrique de Coimbra
Rua Ataulfo Alves
Rua Bento Gonçalves
Avenida Prudente de Morais
Avenida Lima e Silva
Avenida Senador Salgado Filho
Arena das Dunas
fonte: Globo.com – G-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário