uol moderninha

quarta-feira, 1 de julho de 2015



 
ABC CENTENÁRIO
O ‘Mais Querido ‘ clube do RN, ABC FC, faz 100 anos
Dia 29 de junho de 1915, nascia aquele que veria ser o mais Querido clube desse Estado, dono de tantas glórias e conquistas que encheram de orgulho o povo ‘Papa Jerimum’.
Nascia o ABC FC, Decacampeão estadual, campeão brasileiro série C; um pentacampeonato; dois tetracampeonato e único clube do Brasil  há passar três meses excursionando por três continente: Ásia; África e Europa. Sendo também o único do Brasil com 14 jogos invictos, fora do país.  Esse é o ABC FC, o oitavo clube centenário do Brasil.  
 
 
 
Em 1915 surgia o mais querido

FONTE: SITE OFICIAL DO ABC FC  - www.abcfc.com.br


Natal ainda era uma cidade pacata e provinciana, com uma população estimada em 27 mil habitantes, quando no início do século XX, mais precisamente aos 29 dias do mês de junho do ano de 1915, surgia o ABC Futebol Clube: primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte, e que se transformaria, com o passar dos anos, na maior e mais querida agremiação futebolística do estado e recordista mundial em conquistas de títulos estaduais. A cidade tinha como presidente (o termo prefeito ainda não existia) da Intendência Municipal de Natal, o comerciante e abolicionista Romualdo Galvão; e o Rio Grande do Norte acabara de eleger em 1914, pela primeira vez pelo voto direto, o magistrado Joaquim Ferreira Chaves, para governar os destinos do povo potiguar, acabando com a oligarquia dos Albuquerque Maranhão.

Esse era o cenário de Natal em meados da década de 1910, quando na tarde do dia 29 de junho de 1915, um grupo de jovens natalenses, alguns praticantes de remo, fundou o ABC Futebol Clube. O surgimento do Mais Querido aconteceu num dos cômodos do casarão do coronel Avelino Alves Freire – respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN –, situado na Av. Rio Branco, no bairro da Ribeira, com frente para os fundos do então Cine-Teatro Carlos Gomes.

Participaram da histórica reunião: João Emílio Freire – filho do coronel, Avelino Freire, e eleito por unanimidade como o primeiro presidente do ABC –, o próprio coronel Avelino Alves Freire, Avelino Alves Freire Filho (conhecido como Lili, também filho do coronel Avelino e primeiro goleiro do alvinegro potiguar), Alexandre Bigois, Arary Brito, Artur Coelho, Álvaro Borges, Antônio Alves Ferreira, Cipriano Rocha Filho, Carlos Noronha, Cícero Aranha, Francisco Deão, Francisco Antônio, Frederico Murtinho Braga, Francisco Mororó, José Potiguar Pinheiro, José Cabral de Macedo (o Tarugo), Júlio Meira e Sá, Josafá dos Santos, João Cirineu de Vasconcelos (o Baluá), João dos Santos Filho, José Pedro (o Pé de Ouro), José Aurino da Rocha, Luiz Nóbrega, Manoel Dantas Moura, Manuel Dantas Cavalcanti, Manoel Avelino do Amaral, Manoel Bezerra da Silva (o Paraguay), Marciano Freire, Mário Eugênio Lira, Silvério Carlos de Noronha e Sólon Rufino Aranha.

 

A escolha do nome

A primeira providência da reunião foi a de escolher um nome para a agremiação que nascia. Por sugestão de José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. O conjunto de letras ABC prestou uma justa homenagem ao Pacto de Amizade Fraternal, amparado diplomaticamente pelos países Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903. A escolha do nome veio revelar a preocupação social dos jovens rapazes, apesar da maioria pertencer à alta sociedade natalense

 

Primeiro jogo
Segundo registro do livro “Os Esportes em Natal”, de 1991, do pesquisador natalense Procópio Netto, o primeiro jogo do ABC Futebol Clube aconteceu em 20 de setembro de 1915, contra o Natal Esporte Clube. Placar? 13 a 1 para o Mais Querido, que assim, já nascia grande.

Segundo jogo

“o segundo match oficial…”. Aconteceu em 26 de setembro de 1915, no campo (ground) da Vila Cincinato, contra o América, seu eterno e mais tradicional rival. Placar? 4 a 0 para o ABC. Ratificando a fome de gols do primeiro jogo. Vale salientar que o ABC, nesse jogo, atuou com o time reserva (segundo quadro como era chamado), enquanto que o América com a sua equipe principal (primeiro quadro).

 
Amor pelo ABC acima de tudo

A história do ABC Futebol Clube deve, obrigatoriamente, dispensar um capítulo à parte ao casal Vicente Farache Netto (1902-1967) e Maria do Rosário Lamas Farache (1906-1949). Ambos foram, sem dúvida, o esteio do clube por quase 15 anos, enquanto foram casados de 1935 a 1949, ano da morte de Maria Lamas. Nesse período, o casal protagonizou um intenso caso de amor com o Mais Querido. O natalense Vicente Farache (filho do italiano José Farache e da brasileira Maria Carmina Farache) sempre teve uma condição financeira privilegiada, pelo fato de seu pai ser um comerciante de prestígio em Natal, no início do século XX.

 

Aos 18 anos foi o ponta direita (bastante limitado) do time que conquistou para o ABC o primeiro título de campeão potiguar. Vendo que não tinha muito jeito para a bola voltou-se para o comércio, além de embarcar para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de direito em 1927. Anos depois foi promotor público em Natal, e membro do Tribunal Regional Eleitoral/RN.

 

O Decacampeonato

O ABC é o recordista brasileiro de títulos consecutivos. O Mais Querido conquistou entre 1932 e 1941, o decacampeonato estadual. Tal façanha está registrada inclusive no Guiness Book of Records. Neste caso, o alvinegro de Natal divide a primazia com o América Mineiro, que também venceu dez vezes seguidas o campeonato do seu estado entre 1916 e 1925.

 

Conheça todos que ganharam o deca

Os 50 decampeões pelo ABC Futebol Clube, de 1932 a 1941, são estes: goleiros, Tarzã, Diógenes, Edgar, Nené, Daniel, Nunes e Jônatas, e demais posições os titulares e suplentes Bicudo, Zé Maria, Pedrinho, Albano, Mário Mota, Pageú, Vilarim, Nezinho 1º., Nezinho 2º. , Netinho, Cesário, Neguinho, Nenéo, Gageiro, Joãozinho, Zé Lins, Tico, Saravotti, Enéas, Barbalho, Paulino, Elias, Xixico, Dorcelino, Adalberto, Pereirão, Augusto Lourival, Mário Crise, Soldado, Romano, Arlindo, Zeca, Hermes, Acácio, Valter, Teixeira, Osvaldo, Edvard, Nepó e Novinho. Técnico: Vicente Farache nos 10 títulos.

 

A maior excursão da história
O ABC se destacou como o clube brasileiro com maior tempo de permanência fora do país (mais de 100 dias), jogando em gramados da Ásia, África e Europa.

Ser decacampeão não é o único motivo de orgulho dos abecedistas na vasta e gloriosa história do time. Em 1973, a equipe bateu outro recorde, até hoje inigualável e digno de presença no Guinnes Book. Durante 108 dias, o time excursionou pela Europa, Ásia e África, se transformando no clube de futebol a permanecer maior tempo fora do Brasil, um feito que entrou para história do esporte nacional.

Em 24 partidas contra times e seleções dos três continentes, o Alvinegro conseguiu sete vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. Foram 30 gols a favor e 21 contra.

Após um início irregular, o time engrenou e conseguiu ficar invicto nos 14 últimos jogos da série. Seleções como a da Romênia, Somália, Etiópia e Líbano.

Da viagem participaram os goleiros Veludo, Erivan, Floriano e os jogadores Sabará, Edson, Telino, Walter Cardoso, Anchieta, Wagner, Soares, Baltazar, Valdecy Santana, Maranhão, Libânio, Alberi, Morais, Danilo Menezes e Jorge Demolidor, este tornando o artilheiro, balançando as redes adversárias 10 vezes.

A delegação era chefiada por Jácio Fiúza e formada ainda pelo técnico Danilo Alvim, o supervisor José Prudêncio Sobrinho, o médico Sérgio Lamartine, o fisicultor Sebastião Cunha, o massagista Zózimo Nascimento e o jornalista Celso Martinelli, da Rádio Cabugi

Matéria reproduzida do site oficial do ABC FC
segue o Link para vê materia completa:  http://abcfc.com.br//historia/historico/

 

Principal título do ABC FC, O Mais Querido

O ABC FC sagrou-se campeão brasileiro série C em 2010, após realizar uma campnaha expetcular, sob o comando do técnico Leandrro Campos, Gaúcho, que fez história no futebol potiguar.

 O alvinegro potiguar estava inserido no grupo, sendo o campeõ do grupo com 12 pontos ganhos em oito jogos; sendo 3 vitórias, 3 emptes,

2 derrotas. Marcando 11 gols e sofrendo 6, ficando com um saldo positivo de 5 gols. O alvinegro foi a terceira melhor equipe dessa fase. Nas quartas-de-final passou pelo Águia de Marabá com dois resultados positivos: 1 a o fora de casa e 3 a 1 no Frasqueirão;

Na semifinal passou pelo Salgueiro/PE empatando em 1 a 1 fora de casa e vencendo por 2 a 0 no Frasqueirão.

A grande final foi entre ABC FC e Intubiara de Minas (Boa Esporte, atualmeente) com o título ficando com o Mais Querido potiguar, com o placar agregado em 1 a 0; após vitória do ABC fora de casa por 1 a0 e e um empate em 0 a 0 no Frasqueirão.

 Na classificação geral do Brasileirão série C 2010, o time do Povo fiocu com a primeira posição com  26  pontos ganhos em 14  jogos, sendo 7 vitórias;  5 empates e 2 derrotas. O ABC marcou 19 gols; sofrendo apenas 8 gols ficando com um saldo poritivo de 11 gols.

 

CAMPEONATO NACIONAL (BRASILEIRÃO) 1972

O ABC FC foi o primeiro clube norte riograndense a partiicipar da elite do futebol brasileiro, isso em 1972, quando a competição promovida pela antiga CBF (hoje CBF) se chamava 'Campeonato Nacional'. Essa mesma competição ao longo dos naos ganhou vários nomes, tais como: Taça de Ouro, Taça de Prata, Copa União, Taça João Havelange até chegarmos no Brasileirão, que é dividido em quatro séries: A - B - C e D.

Na primeira fase (de classificação), o Mais Querido realizou 25 jogos, sendo 5 vitórias; 7 empates e 13 derrotas, terminando na 23ª posição. O fato mais marcante do futebol potiguar em campeonatos brasileiros, foi a conquista da Bola de Prata pelo meia camisa 10 do ABC, Alberi Ferreira Matos, (Alberí - o eterno ídolo da Frasqueira), ficando como o melhor jogador do do Brasil em sua posição, naquele campeonato.

Os  jogos mais marcantes, realizados pelo alvinegro potiguar nesse campeonato, que ficaram na memória do torcedor até hoje, foram
 ABC 2 x 1 Botafogo/RJ; –ABC 2 x 2 Palmeiras, ABC 0 x 0 Flamengo e ABC 0 x 2 Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário