uol moderninha

domingo, 6 de abril de 2014




FUTEBOL POTIGUAR
ABC e América mais um clássico rei na história


Hoje é dia de mais ABC  e América, esse que é sem dúvidas um dos maiores clássicos do futebol nordestino, um jogo de muita história e muitos resultados surpreendentes, e outros resultados equilibrados como conta a maior parte dessa história de confrontos desses dois gigantes do futebol brasileiro.

TESTEMUNHA

Sou testemunha ocular de grandes jogos, entre ABC e América, desde 1966, quando o time rubro voltava a disputar o campeonato estadual, nessa época era um campeonato praticamente disputado por clubes natalenses, com exceção do Potiguar de Parnamirim que de vez em quando participava do campeonato.


 
LIVRO

um livro apenas não daria para descrever os grandes jogos entre alvinegro e alvirrubros, desde o velho e saudoso estádio JL, até entrarmos no majestoso estádio Castelão, inaugurado no inicio da década de 70. Inicio também do campeonato Nacional, o nosso brasileirão de hoje.nesses anos 70 o clássico ABC x América  #  América x ABC parava a nossa querida Natal por duas semanas: a semana que antecedia o clássico e a outra após o jogo, seja qual fosse o resultado.

ANOS 80

E assim foi também os anos 80, com os campeonatos já estadual, com a presença dos times de Mossoró, Macau e Caicó. E o campeão ainda tinha uma vaga na taça de ouro e o vice na taça de prata. Foram grandes jogos, casa cheia, com público acima de 35 mil torcedores.

FUTEBOL DESPENCOU

Daí nos anos seguintes, já na década de 90 e na era 2000, a qualidade técnica de ABC e América já não era a mesma e o clássico rei caiu muito de interesse, com excessão de uma ou outra temporada, isso mesmo após muito apoio da mídia, isso para colocar no máximo 25 mil pagantes no já inexistente estádio Machadão.


CASA NOVA
Agora entramos em uma nova época, a  era Arena das Dunas, um monumental estádio digno de receber jogos  do maior evento esportivo do planeta, A Copa do Mundo. Mas com triteza que a era não a mesma para o futebol potiguar, que se arrasta a cada temporada na Série B do Brasileirão, com os nossos dois gigantes brigando para não serem vencidos e derrubados para uma terceira divisão. 




PÚBLICO
Não sei bem qual a media de público que vem comparecendo ao Arena das Dunas, mas não acredito que chegue a 15 mil pagantes. Mesmo com toda beleza da nova casa do futebol do RN e que esse é um jogo decisivo para o ABC, que se perder dará adeus a Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2015, e para o América, que vencendo o jogo define o segundo turno e assegura vaga  para as duas primeiras competições da temporada 2015, abrindo perspectiva de rendas positivas logo no inicio da temporada.

FAVORITO
Aprendi durante o longo de todos esses anos, que clássico rei não existe favorito, porque vem o peso das duas camisas e apropria participação do torcedor que joga junto com seu time de coração, mas é preciso reconhecer que o América vive um momento melhor no campeonato e é de longe o melhor time do futebol potiguar, nesse momento.  O ABC após a chegada do técnico Zé Theodoro, deu uma melhorada e vem de três boas vitórias e de goleadas, mas não vejo ainda esse time abcedista como pronto e acabado, nem para o final desse campeonato potiguar, nem para a Copa do Brasil e nem tão pouco para o Brasileirão. Deus permita que eu esteja engando, mas a verdade é essa.

ABC
Provável  time alvinegro para o jogo dessa tarde contra o MECA: runo Fuso, Patrick, Suelinton, Samuel e Guto; Michel Schmöller, Daniel Amora, Daniel Paulista e Octávio; Lúcio Curió e Beto ou Gilmar.

AMÉRICA:
O time rubro que tenta manter sua invencibilidade no Arena Dunas, está pronto e deve jogar com:  Andrey Walber, Cleber, Edson Rocha e Marcelinho; Val,  Fabinho, Arthur Maia Rubinho; Rodrigo Pimpão, Adriano Pardal,.

 O resultado pra mim é imprevisível, eu cravo as três colunas: um , meio e dois. Que vença o que jogar mel



Nenhum comentário:

Postar um comentário