uol moderninha

terça-feira, 26 de novembro de 2013

 
Mensagem do dia:
 

De olho na foto:
                                        Foto Ivaneide Henrique
Praia de Iemanjá - praias urbanas de Natal

ABC e América na B no ano da Copa do Mundo no Brasil

ABC  e América na B no ano da Copa do Mundo no Brasil
Foi com muita dificuldade e sofrimento que os nossos dois principais clubes se mantiveram na segunda divisão do futebol brasileiro e estão inseridos entre os 40 melhores clubes do futebol pentacampeão.
Foto: Ronaldo Valério
 
 
O ABC sofreu bem mais que o América, o alvinegro de Ponta Negra esteve desenganado totalmente de escapar do rebaixamento e a terceira divisão já era esperada por dirigentes e torcedores e a imprensa esportiva não só do RN como a nacional. Mas como um milagre o iluminado técnico Roberto Fernandes que chegou ao ABC no final do primeiro turno e com coragem e muito trabalho, não só dele, mas de todo grupo que entregou-se a causa maior que seria evitar o rebaixamento do time Mais Querido do Estado.
 
 
 
 
O ABC esteve em determinado momento do campeonato, com 8 pontos atrás do vice lanterna e o time abcdista conseguiu numa série de vitórias espetacular (seis vitórias), sair da zona de rebaixamento pra nunca mais volta e definir sua participação na série B de 2014 com uma rodada de antecedência. Fantástico.
 
 
 
 
 
Foto: Ronaldo Valério
O time do América, que também esteve na zona de rebaixamento por várias rodadas, numa recuperação também espetacular, também graças ao trabalho competente e simples do ex-craque Leandro Sena, que com humildade e muito conhecimento pegou o time rubro armou a base do time com os reforços importantíssimos de Regis e Max, deixou o América com três rodadas de antecedência garantido na série B de 2014. Parabéns  Leandro Sena, eu também sempre achei que com todo avanço do futebol moderno, com esquemas, táticas e outras
invenções atuais, futebol continua sendo simples para quem conhece e os caminhos para a vitória fica mais curtos.
AVAÍ E SÃO CAETANO
Os compromissos válidos pela 37ª rodada da série B foi exatamente como nós haviamos previsto: ABC  e Avaí um jogo difícil para o ABC onde o time potiguar não podia facilitar de forma alguma, pois o alviazulino catarinense, mesmo já sem chances de chegar ao acesso não iria dá mole pra o ABC. Resultado final foi um 1 a 0 muito suado mas que valeu pelo trabalho de oito meses de competição.
O São Caetano virtualmente rebaixado não teria muita força para parar o América de Natal, que vem de uma regularidade muito grande nos últimos dez jogos. E quase o Mecão não vem de lá com os três pontos. Mas valeu o empate que deixou o time de Leandro Sena totalmente livre do fantasma do rebaixamento.
2014 A VISTAE já começa os primeiros zum zuns em relação a 2014 na formação dos novos elencos de ABC  e América para a próxima temporada.
No ABC  se fala na permanência de alguns jogadores do atual  entre eles  Júnior Timbó, Gilmar, Daniel Paulista e Giovanni Augusto. E também a permanência do  técnico Roberto Fernandes, esse último prioridade do clube.
No América alguns nomes já não fazem mais parte do clube como Cascata que deve ir para o Treze de Campina Grande, Ricardo Baiano e o zagueiro Edvânio. Leandro Sena deverá ser efetivado como treinador, a menos que a nova administração do clube rubro queira fazer mudanças para 2014.
SELECIONADO ABC E AMÉRICA
Pegando um gancho no blog de marcos Lopes (escolhido como o melhor narrador esportivo do RN), que sugere a formação de uma seleção dos melhores entre ABC  e América; vou fazer a minha seleção::
 
Goleiro: Andrey (América)
Laterais: Norberto (América) e Somália (ABC)
Zagueiros: Edson Rocha (América) e Lino (ABC)
Volantes: Edson (ABC) e Coutinho (América)
Meias: Junior Timbó (ABC) e Regis (América)
Atacantes: Gilmar (ABC) e Rodrigo Silva (ABC)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Imagem do dia:

                                                     Foto: Ronaldo Valério

Praia de Genipabu (Extremoz/RN)
Mensagem do dia:

DIA 22 DE NOVEMBRO, DIA DO MÚSICO
Nossa homenagem a todos os músicos brasileiros e especialmente aos músicos potiguares

Neste sábado rodada decisiva para alvinegros e alvirrubros

Neste sábado rodada decisiva para alvinegros
e alvirrubros
Teremos neste sábado o penúltimo compromisso de ABC e América válidos pelo 37ª rodada campeonato brasileiro da série B.
O América joga em São Paulo diante do São Caetano, vice lanterna e brigando desesperadamente para escapar do rebaixamento para a série C, coisa pouco provavel, e o time alvirrubro natalense que praticamente definiu sua permanência na série B do brasileirão em 2014, joga por um empate para comemorar sua permanência na competição,  mas até mesmo uma derrota para o desesperado Azulão do abc paulista não fará diferença para o Mecão.
O ABC mesmo jogando em casa, diante de sua torcida que deverá comparecer em bom número ao Frasqueirão, pois esse será o último jogo do ano do Mais Querido em casa pois encerra o Brasileiro em Minas diante do América mineiro e por que o time alvinegro precisa mais do que nunca de apoio de seu torcedor porque esse será o jogo da permanência do time potiguar na série B do brasileirão.
Mesmo jogando em casa o ABC terá um jogo dificil, mesmo com o Avaí vivendo uma crise muito série, sem chances de entrar para o G4 e com salários atrasados e mais de sete jogos sem vitórias,. Com todos esses fatores o Avaí não deixa de ser um adversário perigoso e o ABC precisa ter muito cuidado para não ser surpreendido dentreo de casa. Uma derrota pode ser fatal para o nosso alvinegro.
No América o técnico Leandro Campos, não tem muitos problemas para definir o time para enfrentar o São Caetano, apenas o atacante Max está fpra do jogo e será substituído pelo por Adriano Pardal. devendo mandar a campo provavelmente este time: Andrey; Norberto, Edson Rocha, Cleber e Wanderson; Coutinho, Fabinho, Márcio Passos e Regis; Rodrigo Pimpão e Adriano Pardal.
No ABC Roberto Fernandes conta vários problemas de ordem médica, com os seus principais jogadores do meio campo e ataque entregues ao DM.
De fora do jogo definitivamente está Junior Timbó que deve passar por cirurgia no joelho. O meia Geovane Augusto e o atacante Gilmar são dúvidas e fazem  tratamento intensivo para ganhar condição de jogo.
Diante desses problemas o técnico Roberto Fernandes deve escalar o time alvinegro com Wilson; Renato, Boaventura  Lino e Somália ou Bigu; Daniel Paulista, Edson, Giovanni Augusto ou Bileu ou Somália e Erick Flores; Gilmar ou Alvinho e Rodrigo Silva.
 
POTIGUAR DE MOSSORÓ
O alvirrubro mossoroense, campeão potiguar e segundo representante do RN na Copa do Nordeste que começa no mes de janeiro, anunciou Arnaldo Lira como comandante técnico. Arnaldo Lira comandou o ABC no inicio dos anos 2000.
 A pré temporada do time macho, começa dia 26 de novembro  e o grupo alvirrubro já com 20 jogadores  para as disputas da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Estadual, que iniciam logo no comecinho da temporada 2014.
Confira os nomes : Goleiros: Alan, Ramon e Roberto;  Zagueiros: Genilson, Hugo, Ivson, Paulo Paraíba e Weverson;  Lateral direito: Tiago Granja; Esquerdos

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MENSAGEM DO DIA:

 
 
IMAGEM DO DIA:
Nossa  Senhora da Apresentação
padroeira de Natal/RN
 
foto: Thiago Henrique
 

DIA 21 DE NOVEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO PADROEIRA DE NATAL

DIA 21 DE NOVEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO  PADROEIRA DE NATAL


A história
A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter aqui uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. Em 1990, escremos, de Brasília, uma carta ao monsenhor Severino Bezerra, chanceler da Cúria e historiador da Arquidiocese de Natal, fazendo-lhe algumas indagações sobre o orago de Natal. Na sua carta resposta, ele nos fez a seguinte revelação: "Em 29 de março de 1718, antes da chegada de Nossa Senhora da Apresentação, num inventário por morte de Joana de Barros, em Goianinha, entre as dívidas deixadas pela falecida está: esmola de 5.000 (cinco mil) réis à Nossa Senhora da Apresentação. Só 35 anos depois foi o encontro da imagem" (Carta datada de 20 de maio de 1900.
 Corrobora esta revelação o que Frei Agostinho de Santa Maria escreveu num livro publicado, em Lisboa, em 1722, citado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: "Na capela-mor daquela matriz se colocou pouco depois um grande e famoso quadro de pintura, em que se vê o mesmo mistério da Senhora historiado... A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória". (1980:122).
 Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
 A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
 A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
 Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo" .
 (De autoria do professor e historiador Itamar de Souza,
publicado no Fascículo "Nova história de Natal" - Diário de Natal)
 
A Festa
Os festejos em honra à Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana. Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a "Missa da Pedra do Rosário", celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.
 A programação sócio-cultural é realizada todas as noites, após as novenas, no pátio da Catedral Metropolitana.
Hino de Nossa Senhora da Apresentação
1. Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar. / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!
Refrão: Escolheste, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.
2. Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição, / e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação. / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral. / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.
3. Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão. / Teu olhar de bondade, onde a serenidade, nos dá proteção. / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/arquidiocese/padroeiraarq.htm

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

IMAGEM DO DIA

                                                               foto Thiago Henrique
MENSAGEM DO DIA

AMISTOSO SEM GRAÇA E BRASIL VENCE CHILE


AMISTOSO SEM GRAÇA E BRASIL VENCE CHILE
Com jogo realizado no estádio Rogers Centre, em Toronto (Canadá) a seleção brasileira realizou na noite desta terça-feira (19), seu último amistoso nesta temporada e o penúltimo antes da abertura da Copa do Mundo que terá início em no mês de junho, vencendo a seleção chilena que vinha de uma série de nove jogos sem perder.
O jogo não agradou, nem Brasil nem Chile fizeram um bom jogo e o placar final mostrou bem o desempenho das duas seleções. Uma das principais figuras do Brasil no jogo foi a presença do meia Robinho do Milan que entrou no segundo tem e marcando o gol da vitória brasileira.
 A seleção brasileira só volta a atuar agora, em 5 de março quando fará seu amistoso antes do mundial, enfrentando a África do Sul  em Johanesburgo. Esse será o último teste do técnico Felipão anunciar a convocação final para a para a Copa do Mundo de 2014.
 FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 1 CHILE

Local:  Rogers Centre, em Toronto (Canadá)
Data:  19 de novembro de 2013, terça-feira
Horário:  23 horas (de Brasília)
Árbitro: Silvio Petrescu (Canadá)
Assistentes: Joe Fletcher e Daniel Belleau (ambos do Canadá)
Cartões amarelos:  Paulinho, Robinho (Brasil). Medel, Beausejour e Carmona (Chile)
GOLS: Hulk, aos 13 minutos do 1º   tempo. Robinho, aos 33 minutos do 2º tempo para o BRASIL: Vargas, aos 25 minutos do 2º tempo marcou o único gol chileno.
TIMES:
BRASIL:  Júlio César, Maicon, David Luiz, Thiago Silva (Dante) e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar (Willian); Neymar (Lucas Leiva), Hulk (Ramires) e Jô (Robinho). Técnico: Luiz Felipe Scolari

CHILE:  Bravo; Medel, González e Carmona; Fuenzalida (Valdivia) (Matias Fernandez), Jara, Diaz (Beausejour) e Mena; Vargas, Gutierrez (Muñoz) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli
 
MÉXICO CARIMBA PASSAPORTE
No jogo de volta pela repescagem intercontinental disputada em Wellington, a seleção mexicana confirmou sua  classifição para a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, na noite de ontem, quarta-feira (19), ao vencer a seleção de  Nova Zelândia pelo placar de 4 a 2. Todos os gols do México foram marcados pelo artilheiro Oribe Peralta.
 Os gols do jogo foram marcados por Peralta  aos 14, 29 e 33 minutos do primeiro tempo, praticamente definindo o resultado da partida. No segundo tempo Nova Zelândia esboçou uma reação marcando dois gols;  Chris James aos 35 e  Rori Fallon aos 37 do segundo tempo. Acabando de vez com a possível reação no placar, Carlos Peña marcou o quarto gol mexicano fechando o placar da partida.
 COPA DO BRASIL  - DECISÃO
Nesta quarta-feira (20), começa a grande decisão rubro-negra da Copa do Brasil 2013 que apontará um dos classificados brasileiro pra a Libertadores 2014. Atlético paranaense e Flamengo se enfrentam na  Vila Capanema, em Curitiba. O jogo está marcado para às 21h:50min, com toda carga de ingressos já vendida, então teremos casa cheia na Vila Capanema. O jogo de volta acontecerá no novo Maracanã na próxima quarta-feira (27) e o grande vencedor será o primeiro clube campeão na era do novo Maracanã.
 FICHA TÉCNICA
Atlético/PR   x   Flamengo
TIMES:
FLAMENGO: (esquema  4 - 4 - 2)
Paulo Victor ou Felipe;  Léo Moura, Chicão, Wallace, André Santos;   Amaral, , Luiz Antonio , Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
ATLÉTICO/PR:  (esquema  4 - 4 - 2)
Weverton;  Jonas, Manoel, Luiz Alberto, Juninho:   Deivid, João Paulo, Everton, Paulo Baier;   Marcelo, Éderson.
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cristiano Ronaldo faz quatro gols na a Suécia e Portugal vem para o Brasil


Cristiano Ronaldo faz quatro gols na a Suécia e Portugal
vem  para o Brasil
Os jogos de volta da repescagem das eliminatórias europeia para a Copa do Mundo aqui no Brasil foram realizados nesta noite pelo horário europeu e as quatro últimas seleções do velho continente foram conhecidas: Portugal, França, Grécia e Coacia.
A seleção portuguesa, com uma atuação simplesmente sensacional do CR7 venceu a Suécia de Ibrahimovic que marcou dois gols, mas não sendo o suficiente para tirar a vaga dos portugueses. No jogo de ida Portugal havia vencido por 1 a 0, também com gol do CR7. No agregado o placar ficou: Portugal (4) x Suécia (2)
A França também carimbou seu passaporte para a disputa do mundial aqui no  Brasil após vencer a Ucrânia por 3 a 0. No jogo de ida a Ucrânia jogando em casa havia vencido pelo placar de 2 a 0. Como irregularidade o segundo gol da seleção francesa foi marcado de forma irregular, com o atacante Benzema em completo impedimento.
As duas últimas seleções classificada são  Grécia que eliminou a Romênia e  Croácia  que eliminou a  Islândia.
AMISTOSO DA SELEÇÃO
Em Inalantes Brasil e Chile farão o último amistoso do ano. Será um bom teste para a seleção brasileira que nesses últimos amistosos só tem enfrentado seleções sem muita expressão. O jogo será realizado no Canadá.  
 

RETA FINAL DO BRASILEIRÃO DA SÉRIE A

RETA FINAL DO BRASILEIRÃO DA SÉRIE A
Estamos praticamente no final do campeonato brasileiro da série A restando apenas três rodadas. O Cruzeiro já é o campeão brasileiro de 2014, titulo conquistado com 5 rodadas de antecedência, numa grande campanha da raposa mineira que deu um liso no campeonato.

Na briga pelas três últimas vagas do G-4 restando apenas três rodadas aparecem Grêmio na segunda posição, Goiás que surpreendeu todo mundo na reta final do campeonato; em quarto o Furacão que briga com o Botafogo que saiu do G-4 após passar muitas rodadas brigando pela liderança com o Cruzeiro pela liderança do campeonato. O Vitória/BA ainda tem chances de entrar para o G-4, mas não acredito muito que ele consiga.
Na parte baixa da tabela a briga ainda é maior, com várias equipes brigando para não cair para a segundona. Matematicamente ainda correndo risco de cair estão o Flamengo e Inter/RS com possibilidades muito remotas; depois vem a Portuguesa com 44 pontos; Criciúma, Fluminense, e Bahia com 42 pontos estes três últimos correndo ainda muito risco.
Brigando realmente, com a corda no pescoço estão Coritiba e Vasco da Gama. A Ponte Preta ainda tem chances matemáticas de escapar, tem 35 pontos e precisa de pelo sete pontos em nove que estão em disputa na reta final do Brasileirão. O Náutico iá está rebaixado e o único objetivo agora do ‘timbu’ pernambucano é escapar dos 17 pontos conquistados em todo campeonato, para escapar da marca de pior campanha de todos os Brasileiros juntamente com o América de Natal. O Náutico tem três rodadas para fazer pelo menos um pontinho e deixar o Mecão sozinho com está marca de pior time do brasileiro de todos os tempos.
ELIMINATORIAS DA COPA DO MUNDO
Hoje ficaremos conhecendo os quatro últimos países europeus a marcarem presença na Copa do Mundo de 2014 que acontecerá aqui no Brasil. Grécia e Romênia, no jogo de ida  em Atenas a Grécia venceu por 3 a 1 e está com um pé no mundial; França e Ucrânia, no jogo de ida a Ucrânia cravou uma boa vantagem sobre os franceses que mesmo jogando em casa terá dificuldades para conquista a vaga.
Outro jogão será ente Suécia e Portugal. No jogo de ida em Lisboa, os Lusos venceram por 1 a 0 com gol marcado por Cristiano Ronaldo. Um placar muito magro e que não garante praticamente nenhuma vantagem para o a seleção portuguesa.
Pelo lado ocidental, Uruguai que goleou a Jordânia por 5 a 1 já comemora sua classificação juntamente com o México que também goleou seu adversário.
Mais tarde falaremos da Copa do Brasil que começa ser decidida nesta quarta-feira entre Flamnego e Atlético paranaense. O primeiro jogo (jogo de ida) será em Curitiba.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013


EU VOLTEI . . . TUDO TÁ IGUAL AO QUE ERA ANTES . . .

Após mais de 60 dias sem atualização em nosso Blog  por motivos de saúde. Estou retornando hoje, 18 de novembro, agradecendo acima de tudo a DEUS, por intercessão do “DIVINO BOM JESUS DOS NAVEGANTES” e a “VIRGEM SANTÍSSIMA”; aos meus familiares, sempre presentes em todos os instantes e, aos nossos amigos que também em suas orações rogavam ao ‘SENHOR’ por minha recuperação. OBRIGADO DE CORAÇÃO A TODOS.
SEMPRE DE OLHO
Mesmo sem poder escrever durante esse período não deixei de acompanhar todos os acontecimentos jornalísticos de nosso país, principalmente o futebol: Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo e outros eventos esportivos.
SÉRIE B: - SURPRESAS E ONFIRMAÇÕES
O campeonato Brasileiro da Série B está praticamente no seu final, nesta temporada, com o Palmeiras já campeão e de volta à elite do futebol brasileiro. Como grande surpresa da temporada o Chapecoense, time do interior catarinense, também conquistando seu acesso a série A, de forma também antecipada. Grande campanha do time de Chapecó que conquista seu terceiro acesso no futebol brasileiro em pouco menos de cinco anos.
ABC – SENSACIONAL
A recuperação do ABC no Brasileirão, foi qualquer coisa de sensacional. O time alvinegro que passou todo o primeiro turno, (19 rodadas segurando a lanterna da competição e sendo colocado em todas as simulações como o maior candidato a rebaixamento, dá uma reviravolta espetacular, deixou a lanterna pra lá e também a zona de rebaixamento e está quase que livre completamente da queda para a terceirona.
ROBERTO FERNANDES
Por mais que alguém não queira reconhecer, os maiores méritos desse feito espetacular, é do técnico Roberto Fernandes, que pegou o time praticamente arrasado, tanto pelo fraco elenco que possuía, como psicologicamente. O técnico Roberto Fernandes, chegou, comandou a reformulação do plantel abcdista e o resultado está aí; O ABC está a uma vitória para escapar definitivamente da ameaça de rebaixamento, faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão série B. Neste sábado no Estádio Frasqueirão o Mais Querido pega o Avaí de Florianópolis que vem de derrota para o América, dentro de casa por 1 a 0.
AMÉRICA DE NATAL
O time rubro praticamente confirmou sua permanência na série B, após grande vitória sobre o Avaí, lá na Ressacada, chagando aos 45 pontos ganhos e 11 vitórias. Somente uma combinação de resultados muito maluca, nessas duas últimas rodadas da Série B, rebaixará o Mecão para a terceirona.
LEANDRO SENA E REGIS
O time rubro natalense que após a saída  de Pintado de seu comando técnico, assumindo interinamente o gerente de futebol do clube, ex-craque Leandro Sena e a contratação do jovem meia, camisa dez, o time rubro conquistou grandes resultados, principalmente jogando fora de casa escapando praticamente do rebaixamento. O América tem 45 pontos e 11 vitórias. Leandro Sena assumiu o comando técnico do  clube alvirrubro e efetivando o garoto Regis como dono da camisa 10 e principal artilheiro do time nesta reta final da competição.
BRASILEIRÃO SÉRIE A
Mais tarde falarei do brasileirão da Série A já conhece o campeão da temporada e o primeiro clube rebaixado para a segundona; seguindo a briga pelo G-4 e a zona de rebaixamento onde vários clubes brigam para não cair.